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Devo criar uma estratégia de redes sociais para o meu negócio?

estratégia de redes sociais

Não tendo uma estratégia de redes sociais criada para o seu negócio, está a perder uma forma de o potencializar.

Neste artigo vamos mostrar dados relativos ao número de utilizadores nas redes sociais, vamos falar-lhe dos benefícios de criar uma estratégia e dar-lhe ideias de formatos de conteúdo que pode aplicar.

As pessoas passam imenso tempo ao longo do dia nas redes sociais, tome partido disso para comunicar com a sua audiência, e engana-se se pensa que as pessoas utilizam as redes sociais apenas por entretenimento. As redes são também utilizadas para procurar marcas, consumir informação e vender. Mas lembre-se, a sua estratégia deve ser maioritariamente (80%) entregar conteúdo de valor, cujo objetivo final não é a venda, para 20% de conteúdo meramente comercial.

Peso das redes sociais em Portugal

Se tem dúvidas da necessidade de criar uma estratégia de redes sociais para o seu negócio, nós vamos mostrar-lhe alguns dados recentes que comprovam o potencial que as redes sociais têm de chegar a pessoas.

Dados do Data Reportal 2022 para Portugal dizem-nos que o país tem cerca de 8.50 milhões de utilizadores de social media.

Utilizadores no início de 2022, segundo o Data Reportal:

  • O Facebook teve 5.95 milhões.
  • O Youtube contou com mais de 7.20 milhões.
  • No Instagram, o número de utilizadores foi de 5.40 milhões.
  • O TikTok teve 2.83 milhões de utilizadores com idades acima dos 18 anos.
  • O LinkedIn chegou aos 4 milhões de membros no início de 2022.
  • O Pinterest acarretou mais de 2 milhões de usuários.
  • O Twitter obteve 1.40 milhões.
  • Comparativamente às restantes redes sociais, o Snapchat teve menos peso, com cerca de 995 milhares de utilizadores.

Já percebeu que os portugueses estão presentes em várias redes sociais. Não se assuste, não precisa de estar em todas, o ideal é planear a estratégia conforme os seus objetivos.

Escolha estar presente onde está também o seu público-alvo. Analise os recursos que tem, planeie os conteúdos, seja consistente a analise os resultados.

Quais os benefícios para o seu negócio em utilizar social media?

  1. Criar/Aumentar brand awareness
  2. Possibilitar a humanização do seu negócio
  3. Criar conteúdo que faça com que o seu negócio fique no “top of mind”
  4. Gerar tráfego para o seu website ou blog
  5. Angariar leads e nutri-las
  6. Criar anúncios segmentados
  7. Aceder a “insights” valiosos sobre o seu público-alvo como o género, idade, idioma e localização
  8. Acesso a estatísticas como o alcance das suas publicações e interações, que ajudam a perceber melhor o tipo de conteúdo e horário de publicação que gera melhores resultados para o seu público-alvo
  9. Ter um espaço que complemente outras estratégias de conteúdo e lhes dê exposição, como o seu blog, um ebook ou um webinar.

Formatos de conteúdo que pode utilizar nas suas redes sociais

Muitas vezes, o problema é não saber o formato que deve utilizar nas suas publicações ou a falta de estratégia.

Não pense que está sozinho, aliás, o “State of Content Marketing 2022 Global Report” da Semrush, divulgou o top de pesquisas no motor de pesquisa Google relacionadas com marketing de conteúdo e dentro do top 10 destacamos algumas dúvidas dos utilizadores, com maior volume de pesquisas:

  • Exemplos de marketing de conteúdos
  • Estratégias de marketing de conteúdos
  • Definição de marketing de conteúdos
  • Tipos de marketing de conteúdos
  • Plano de marketing de conteúdos
  • Agência de marketing de conteúdos

Como vê, produzir conteúdo para as redes sociais pode ser um bicho de 7 cabeças, implica tempo, consistência, trabalho e criatividade.

e-book 80 ideias para redes sociais
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Nós destacámos algumas ideias que pode implementar na sua estratégia:

  • Partilhe com o seu público um testemunho de um cliente
  • Partilhe um projeto que desenvolveu
  • Partilhe um desafio pessoal
  • Faça um vídeo onde apresenta um produto ou serviço
  • Partilhe uma citação ou uma frase motivacional
  • Partilhe uma foto de um membro da sua equipa
  • Partilhe com os seus seguidores o dia a dia na sua empresa
  • Partilhe uma novidade sobre o seu setor de negócios
  • Partilhe posts temáticos em datas comemorativas
  • Responda em vídeo ou em carrossel às questões mais levantadas pelos seus clientes
  • Partilhe uma iniciativa de “team building” da sua empresa

Existem inúmeros formatos, rubricas e tipo de conteúdo que pode criar para alimentar as suas redes. Até mesmo os setores com mais resistência ao social já estão a tirar partido desta exposição, como gabinetes de contabilidade, seguros, advogados e notários.

Conclusão

O potencial de estar presente, de uma forma consistente e com uma estratégia definida nas redes sociais, permite-lhe ter mais pontos de contacto com o seu público, comunicar, ganhar e nutrir leads.

Se tem dúvidas nas estratégias a utilizar, dispomos de vários artigos no blog que podem ajudá-lo a decidir o que é melhor para os seus objetivos e como construir uma estratégia, como por exemplo, tendências para o marketing de conteúdo deste ano.


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