As datas comemorativas são sempre uma boa razão para criar estratégias – saiba como vender mais no dia da criança.
O Dia da Criança é uma data especial e, como todas as datas especiais, é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio.
No entanto, para conseguir vender mais nesta data, deve planear algumas ações, sem esquecer as ações de marketing. Neste artigo vamos dar algumas dicas que podem ajudar a aumentar as vendas no Dia da Criança!
1. Adapte a sua comunicação online
Mesmo que muitos pais prefiram comprar em lojas físicas, há uma crescente tendência para pesquisarem por determinados produtos na Internet antes de se deslocarem às lojas físicas.
Por esse motivo, é importante que comece a pensar em comunicar a sua oferta específica para esta data e que torne os seus canais de comunicação digitais mais atrativos, sejam as suas redes sociais, campanhas de e-mail ou loja online.
Destaque os principais produtos que tem para oferecer nesta data. Os seus canais de comunicação online devem tornar-se mais divertidos e coloridos, mas atenção: faça essa gestão com profissionais de design e de marketing para não comprometer a identidade visual da sua marca.
2. Faça promoções
Esta é a data das crianças, mas são os adultos que compram, daí a pertinência das promoções.
Faça kits promocionais com vários produtos para aumentar o seu ticket médio. Pode também fazer campanhas “compra um, leva outro” ou até mesmo oferecer alguns brindes em compras acima de um determinado valor.
E não se esqueça que a mesma pessoa poderá querer comprar mais do que um presente para as crianças: pode comprar para os filhos, sobrinhos, netos, etc. É sempre mais fácil comprar tudo numa única loja que transmita confiança e qualidade do que procurar produto a produto em diferentes lojas.
Para lojas online, faz todo o sentido fazer promoções ou ofertas pela quantidade, como por exemplo os portes grátis.
3. Faça uma campanha de e-mail marketing
Prepare antecipadamente uma campanha de e-mail marketing focada em comunicar os seus produtos/serviços para esta data comemorativa e envie para a sua base de dados.
Pode também utilizar o a campanha de e-mail para entregar um “voucher”, comunicar um desconto ou portes gratuitos.
4. Invista em publicidade nas redes sociais
Invista em publicidade paga nas redes socais como o facebook, que lhe dá a possibilidade de criar audiências segmentadas para utilizadores com filhos.
Pode ser uma opção bastante interessante, se a tem uma loja online que vende brinquedos para crianças, se criou kits especiais para esta data, ou se oferece serviços especiais para os mais novos, como um “almoço de dia da criança”, ou um evento do dia da criança.
Desta forma, consegue ter mais controlo sobre o tipo de público que irá ver o seu anúncio em vez de anunciar em massa.
5. Prepare o seu stock
Deve começar por identificar os produtos que têm maior potencial de venda nessa data e analisar se o stock que tem atualmente poderá cobrir uma maior procura nessa data.
Por outro lado, se tem alguns produtos infantis em grande quantidade e gostaria de fazer liquidação dos mesmos, é uma boa oportunidade para adicionar esses produtos a um pack com outros produtos mais atrativos, sendo que o desconto do pack é maior na compra dos produtos definidos para liquidação.
E a chave para que tudo corra bem é a antecedência. Se fizer este planeamento de forma atempada, os seus fornecedores poderão entregar novos produtos a tempo.
Valorize as datas comemorativas
Abordamos estas dicas um pouco mais direcionadas para o Dia da Criança, mas elas aplicam-se à maioria das datas comemorativas. Gostaria de ver conteúdos semelhantes a este para outras datas comemorativas, de forma gratuita? É só escolher os próximos artigos a ler, aqui em baixo: