62% das empresas portuguesas estão presentes na Internet e 58% utiliza as redes sociais como ferramenta digital.
O estudo Economia Digital em Portugal 2022, apresentado durante o Portugal Digital Summit´22, organizado pela ACEPI em Outubro de 2022, dá-nos muitos indicadores interessantes e positivos sobre a presença das empresas no digital e sobre os consumidores digitais, contudo, também nos apresenta imensas oportunidades de melhoria e crescimento.
Mas vamos lá a alguns dados revelados neste estudo
Quanto à percentagem de empresas presentes na Internet, o estudo mostra que 62% das empresas em Portugal já estão presentes na Internet, mas o estudo vai mais longe e mostra-nos uma análise mais detalhada:
- Quase a totalidade das grandes empresas tem presença na Internet (94%).
- 78% das médias empresas tem presença na Internet.
- 58% das pequenas empresas estão presentes na Internet.
No que diz respeito à utilização de redes sociais pelo tecido empresarial, estamos 2 pontos percentuais acima da média da União Europeia (56%), sendo que 58% das empresas portuguesas utilizam redes sociais.
Quanto aos consumidores digitais, valores de 2021 apontam para uma penetração de 83% do uso da Internet na população portuguesa. Portugal tem uma percentagem de utilizadores de redes sociais superior à média da União Europeia, contando com 80% de utilizadores de Internet que utilizam redes sociais, sendo a média da UE 64%.
Já as redes sociais mais utilizadas são o Facebook (91%), o Instagram (68%), e o YouTube (65%). Contudo redes sociais como o LinkedIn (28%), o Pinterest (22%), e o TikTok (19%) começam a apresentar percentagens de utilizadores bastante relevantes.
O estudo revela também que os compradores online aumentaram de forma generalizada durante a pandemia. Destacámos os seguintes insights sobre os compradores online:
- A entrega em casa é a mais solicitada.
- Na escolha de uma loja online, os portugueses dão prioridade à entrega gratuita, devoluções gratuitas e descrições detalhadas dos produtos.
- As principais razões que levam os portugueses a fazer compras online são a facilidade de compra e a possibilidade de comprar a qualquer hora.
Presença das empresas portuguesas na Internet – insights da entrevista a Nuno Milagres
Nas palavras de Nuno Milagres, vice-presidente da ACEPI e coordenador do Programa Comércio Digital, em entrevista na rubrica “Economia e Sociedade Digital´22, em termos de ferramentas de marketing, aquela que é mais utilizada, continua a ser o e-mail marketing, mesmo com pessoas a pensarem que está gasto, sendo que o problema para os pequenos comerciantes passa por não fazerem os registos dos seus clientes.
Na entrevista ele também destaca o crescimento do consumidor sénior, que deverá ser educado para evitar possíveis enganos no digital.
“As lojas não podem esperar que os consumidores venham do nada, têm que usar todos os instrumentos de marketing digital que existem para se darem a conhecer, para mostrarem a sua presença”
Nuno Milagres, vice-presidente da ACEPI e coordenador do Programa Comércio Digital, Outubro 2022
Vamos trabalhar a sua presença digital?
Estar presente online é um desafio constante, e que exige planeamento e controlo contínuo, contudo quanto mais cedo começar a explorar os vários canais digitais relevantes para o seu negócio, mais cedo verá os resultados.
Na Lendarius Digital Agency trabalhamos para dar resposta aos seus desafios digitais!