Com cerca de 1 bilião de utilizadores, o Facebook Messenger é uma ferramenta indispensável para impulsionar as suas estratégias de marketing, otimizar o seu atendimento ao público e fortalecer a sua relação com os clientes. De acordo com dados recentes da Statista, o Messenger figura entre as plataformas de mensagens mais populares do mundo.
Além do Messenger, o WhatsApp destaca-se globalmente como a principal plataforma de mensagens, com dois biliões de utilizadores mensais, especialmente forte fora dos Estados Unidos. O WeChat, por sua vez, conta com mais de 1,3 biliões de utilizadores, consolidando-se como uma das maiores plataformas de mensagens do mundo.
Estas estatísticas destacam a importância e o alcance destas plataformas.
Quando o Facebook surgiu, era uma plataforma voltada apenas para a interação entre amigos e família. No entanto, tornou-se uma ferramenta indispensável no cenário empresarial atual. Portanto, é fundamental que aproveite todo o seu potencial para aprimorar a sua estratégia de marketing e fortalecer a presença da sua marca no digital.
Transforme todas as suas conversas em oportunidades de negócio com recurso ao Gestor Anúncios
Através do Gestor de Anúncios do Facebook, consegue criar anúncios personalizados e acompanhar conversas de forma simplificada. A plataforma também recolhe e armazena informações valiosas sobre os seus clientes, como interações e dados demográficos. Ao ter acesso a estes dados detalhados, é-lhe possível adaptar as estratégias de marketing e comunicação.
Ideal para criadores de conteúdo e pequenas empresas, o Messenger oferece uma oportunidade única para quem deseja ver o negócio crescer e para quem procura fortalecer a imagem da marca no mercado. A plataforma é intuitiva e fornece informações valiosas que, o irão, sem dúvida, ajudar a conectar-se com o seu público de forma mais estratégica.
Como pode o Marketing no Messenger potencializar o seu negócio?
- Permite uma comunicação mais pessoal e um contacto direto com os seus clientes.
- Tem uma taxa de abertura significativamente mais alta, comparada com outros métodos de comunicação tradicionais.
- Facilita a divulgação dos seus produtos ou serviços.
- Permite que inclua na sua comunicação uma variedade de conteúdos multimédia, como imagens e vídeos, sem que sofra de limitações.
- Ajuda-o a segmentar o público-alvo, o que resulta em campanhas mais direcionadas e eficazes.
- Pode ser utilizado em estratégias de apoio ao cliente.
- Integra-se facilmente com plataformas de e-commerce, sistemas de CRM e outras ferramentas.
Como já mencionamos, estas aplicações são muito mais do que simples canais de comunicação entre amigos; tornaram-se, ao longo do tempo, plataformas essenciais para as empresas comunicarem com os seus clientes e vice-versa. Segundo dados estatísticos, enviar mensagens, é o método preferido pelos clientes para interagirem com as marcas. A rapidez de contacto e a personalização da conversa são fatores que contribuem para esta preferência.
Comece a utilizar o Messenger no seu negócio
- Anúncios de Destino: Encontram-se no feed de notícias como um anúncio normal do Facebook. A única diferença é o Call-to-action (CTA). Nos Anúncios de Destino o apelo a ação é o seguinte: “Enviar mensagem”, levando o utilizador diretamente para o Messenger. É uma excelente opção para iniciar um diálogo direto e personalizado com os seus clientes.
- Anúncios nas Histórias: Os anúncios no Messenger Stories oferecem uma abordagem visualmente atrativa para que consiga captar a atenção do seu público. Aproveite esta funcionalidade para criar campanhas criativas e envolventes que direcionam os utilizadores para o Messenger, onde podem obter mais informações e iniciar um diálogo.
- Anúncios na Página Inicial do Messenger: Os Anúncios na Página Inicial do Messenger são exibidos no feed de conversas do Messenger. Os anúncios são apresentados automaticamente no posicionamento com maior probabilidade de gerar resultados e com o custo mais baixo, aproveitando a segmentação avançada da plataforma.
- Mensagens Patrocinadas
O Festival Internacional Cannes Lions é muito mais do que uma simples premiação das melhores campanhas publicitárias do mundo; é um palco crucial para as marcas apresentarem os seus novos produtos e serviços. Foi durante este evento que a Meta anunciou a introdução de mensagens pagas no Messenger.
O que difere?
Anteriormente, as empresas tinham apenas 24 horas para responder às mensagens dos clientes. Se não respondessem dentro desse prazo, não poderiam enviar novas mensagens até que o cliente iniciasse uma nova conversa. – Esta política de 24 horas do Facebook pode ser consultada aqui.
Agora, com a atualização, as empresas poderão enviar mensagens promocionais, ofertas e outras comunicações mesmo após o período de 24 horas para clientes que assim o autorizem. Com esta nova funcionalidade, as marcas podem alcançar o público de forma ainda mais eficaz e personalizada.
Benefícios
Como é que esta atualização no Messenger poderá potenciar o seu negócio? Nós dizemos como.
- Reativação de clientes ao enviar ofertas, promoções ou cupões relevantes.
- Promoção de produtos ou eventos semelhantes aos que o contacto demonstrou interesse.
- Continuação de conversas a partir do ponto em que foram interrompidas.
- Aumento da taxa de engagement através do envio de mensagens personalizadas.
Desvantagens
Quais poderão ser as desvantagens?
- Comunicações excessivas e irrelevantes poderão sobrecarregar os utilizadores.
- Os utilizadores poderão preocupar-se com o uso dos seus dados para efeitos de marketing.
Note que, devido a atualizações nas leis de privacidade na Europa e no Japão, esta funcionalidade está temporariamente indisponível. Portanto, apenas alguns anunciantes poderão utilizar esta nova atualização.
À medida que o panorama das aplicações de mensagens móveis continua a sofrer alterações e a evoluir, surgem novas oportunidades e desafios tanto para os consumidores quanto para as empresas. Adaptar-se às novas funcionalidades e compreender as preferências dos consumidores são atitudes que qualquer empresa deve ter, de forma, a maximizar o potencial destas ferramentas de comunicação e acompanhar o comportamento dos consumidores no digital.
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