Em Fevereiro de 2024, a Google reforçou as políticas de autenticação do gmail para envios de e-mails em massa, com o objetivo de diminuir a quantidade de spam e de e-mails não desejados nas caixas de entrada gmail.
Para a Google, estes requerimentos irão ajudar a manter as caixas de entrada mais seguras, ajudando a proteger os utilizadores contra ataques de spoofing e phishing, e melhorando a sua experiência ao reduzir a quantidade de comunicações sem interesse para o utilizador.
Quem é considerado um emissor em massa?
Esta atualização terá impacto para as empresas que enviem mais de 5 000 mensagens para e-mails gmail no espaço de 1 dia (considerados emissoras em massa para a Google). Contudo é recomendável que, mesmo que envie e-mails para contas Google em menores quantidades, siga as boas práticas para evitar prejudicar o seu domínio de e-mail.
Se a sua empresa envia e-mails em massa para contas pessoais gmail, há alguns requerimentos que deve seguir, nomeadamente:
1. Utilize um e-mail personalizado e autenticado
Se o endereço de remetente das suas comunicações de e-mail utiliza domínios grátis como “@gmail” ou “@sapo”, pode ver um decréscimo no desempenho das suas entregas. O ideal é seguir as boas práticas e recorrer a um domínio personalizado, como por exemplo “marketing@asuaempresa.com”.

Para além disso, é necessário que autentique os seus e-mails, através de protocolos já estabelecidos para o efeito como o SPF, o DKIM, que ajudam a marcar os seus endereços de remetente como legítimos ao verificar a propriedade do seu domínio e o protocolo DMARC que diz aos servidores o que fazer com comunicações enviadas pelo seu domínio, quando algo falha nas verificações dos outros 2 protocolos.
2. Permita ao utilizador o cancelamento da inscrição de forma fácil
A nova atualização também irá prejudicar os remetentes que não permitam ao utilizador um cancelamento de inscrição de forma fácil e rápida. Em comunicado, o Google diz que o cancelamento deve ser permitido apenas num clique e que o processo não deve demorar mais de 2 dias a ser concluído.
3. Evite atingir uma taxa de spam de 0,3%
Certifique-se que envia e-mails que o utilizador tem interesse em receber e limpe as suas listas de e-mails de forma constante, evitando que a sua taxa de spam prejudique o seu domínio para o Google.
Se a sua empresa envia grandes quantidades de e-mail para contas gmail, e não cumprir os requisitos, será mais difícil obter bons resultados e espera-se um decréscimo na taxa de entregas das suas comunicações.
Pode consultar todas as diretrizes do remetente de e-mail aqui.
Pode consultar a fonte da notíca aqui.