De acordo com o estudo “What matters to today’s consumer” da Capgemini, estudo anual sobre tendências de consumo, a inflação está a alterar as exigências dos consumidores face aos distribuidores do retalho, a modificar os seus hábitos de consumo geral e também a mudar os canais de distribuição que preferem. 70% dos inquiridos quer que os distribuidores disponibilizem produtos de primeira necessidade a preços mais acessíveis.
“Quase três quartos (73%) dos consumidores inquiridos no âmbito do estudo afirmaram que serão mais leais às empresas que os ajudarem a atravessar este momento difícil reduzindo a pressão financeira a que estão sujeitos e quase a mesma percentagem declarou que compraria mais produtos/serviços a essas empresas no futuro”
Estudo What matters to today’s consumer da Capgemini
Este documento revela ainda que 72% dos consumidores atuais estão mais conscientes do potencial da inteligência artificial (IA) generativa nas suas compras.
“Um quinto já a utilizou durante as suas compras. Destes, mais de metade diz que as ferramentas de IA generativa contribuíram para melhorar significativamente a sua experiência”
Estudo What matters to today’s consumer da Capgemini
Para além disso, os consumidores ainda procuram recomendações dos influenciadores digitais quando fazem compras através das redes sociais. A geração Z e Millennials foram os que mais demonstraram interesse em comprar mediante recomendações dos influenciadores, no ano passado .
“As redes sociais desempenham cada vez mais um papel importante não só para a descoberta dos produtos, mas também enquanto plataforma de compras preferida, particularmente entre as gerações mais jovens. Mais de metade dos consumidores que compraram nas redes sociais procuraram conselhos dos influencers pelo facto de estes explicarem claramente todos os fatores a ter em conta antes de fazer uma compra. O mesmo número também procura os influencers para obter descontos e ofertas”
Estudo What matters to today’s consumer da Capgemini
Lindsey Mazza, Global Retail Lead da Capgemini, diz que os consumidores continuam prudentes quanto aos seus gastos e são cada vez mais seletivos na escolha de marcas e produtos.
Pode ver o relatório completo aqui.