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    Tendências de Marketing Digital para 2022

    tendências de marketing digital para 2022

    Conheça 5 tendências de marketing digital para 2022, que deve explorar no plano de marketing do seu negócio.

    Oportunidades de crescimento à vista

    No virar do ano, há sempre um grande interesse em relação às tendências e oportunidades no marketing digital. Após um período de tempo fortemente marcado pela pandemia COVID-19, o marketing digital surge em 2022 com maior relevância e é visto como uma estratégia de interesse para as empresas, sendo que a possibilidade de implementar técnicas de baixo-custo/maior-retorno é o que o torna mais atrativo.

    Com os orçamentos de marketing das empresas a serem alvo de reduções (efeito da pandemia sentida) o marketing digital apresenta um conjunto de oportunidades de publicidade e alcance a custos mais reduzidos, em comparação com o marketing tradicional.
    Todos os anos sentimos um interesse crescente em áreas que já conhecemos, no campo digital, para as empresas: pesquisa, social e email marketing.

    As novas tendências no marketing são, tradicionalmente, marcadas por avanços tecnológicos: mudanças nas plataformas mais conhecidas, sejam redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp, ou Microsoft, Google, e ainda nos grandes players de marketing na cloud, com grandes departamentos de I&D, como a Salesforce, Oracle, MailChimp e HubSpot. Para conhecer as tendências de marketing digital para 2022, é recomendável que visite também as páginas destas empresas e procure informação sobre novas atualizações e desenvolvimentos.

    Algumas coisas não perdem importância

    No Relatório de Orçamento – Estado do Marketing 2021 da Gartner, é-nos mostrada a importância que os CMOs continuamente dão ao website, email, pesquisa paga e orgânica e às redes sociais. A mesma coisa acontece com a tecnologia de marketing.

    Se ainda não está familiarizado com o leque de opções que o marketing digital traz ao marketing da sua empresa, então considere visitar este artigo sobre o que é marketing digital, e reveja as bases para melhorar as ações da sua empresa.

    Mesmo que já implemente algumas ações, vale a pena revisitar o ecossistema e perguntar-se: a maior tendência não será aquela que eu mais preciso melhorar na minha empresa?

    Mudança nos hábitos de compra

    É certo e sabido que a pandemia trouxe as compras online a um conjunto novo de pessoas que antes não tinha como hábito este tipo de compra. Mas mais do que isso, ela trouxe novos produtos ao mundo online.

    Por isso, analise bem o seu público e pergunte-se: terá ou não o meu produto uma boa adesão online?

    Esta poderá ser uma boa oportunidade de crescimento para a sua empresa, porque não experimentar a venda direta ao consumidor, se ainda não o faz?

    Tempos instáveis, regras diferentes

    Em tempos de grande mudança e agitação, e sendo esta uma tendência que verificamos nos últimos tempos e cujos efeitos se sentirão ainda em 2022, lembre-se de ter uma abordagem “diferente” ao seu marketing. Aqui seguimos a ideia do digital marketeer da Google – Avinash Kaushik – cuja citação encontramos num artigo da SmartInsights, explicando a regra 70:20:10 e diz assim:

    “70% do nosso tempo vamos focar-nos em coisas que sabemos serem muito core ao nosso negócio. 20% é onde tentamos expandir as fronteiras. Entramos nos “conhecidos desconhecidos”. E os últimos 10% são para as coisas verdadeiramente experimentais e “malucas”. Tentar perceber as coisas desconfortáveis onde vamos falhar mais do que iremos ter sucesso. Mas com cada sucesso, ganhamos uma vantagem competitiva.”

    Avinash Kaushik

    Não será esta uma boa abordagem para a sua estratégia em 2022? Em tempo de grande mudança, deixe a porta aberta a novas experiências e ideias – deixe 10% do tempo para experimentar iniciativas que levam a empresa a território não explorado – onde tantas vezes está o ouro!

    Tecnologias que ganham força, outras que perdem

    Sabemos a lista contínua de tendências tecnológicas que se mantêm de ano para ano, como temos observado na indústria nos últimos anos, e que continuam em crescimento em 2022:

    • Privacidade do consumidor e consentimento
    • Motores de pesquisa personalizados
    • Marketing conversacional
    • Inteligência artificial e Machine Learning
    • Hubs de Marketing Multicanal

    Estas tendências têm sido alvo de desenvolvimentos constantes ao longo dos tempos, e ainda se encontram em fase de adaptação prática na maioria dos negócios. Por exemplo, o uso de machine learning na otimização de publicidade paga, tal como acontece com o Google Ads.

    Conclusão

    O ano de 2022 promete ser um ano de avanço e solidificação das tecnologias e estratégias que nos têm acompanhado na área do marketing digital.

    Para os negócios indecisos sobre o seu potencial online, será um ano onde muitos encontrarão sucesso com novas tendências de consumo e novos métodos de consumo.

    Nas estratégias de marketing, encontramos uma estabilidade na ordem de importância dos elementos do ecossistema de marketing digital. Encontramos também a sofisticação de ferramentas já familiares ao dia a dia como, por exemplo, as plataformas de anúncios nas redes sociais e pesquisa. Cada elemento da estratégia requer agora um maior nível de detalhe e atenção, pois o aumento da complexidade destas ferramentas é uma “major trend” que temos vindo a acompanhar ao longo dos últimos anos e que certamente se manterá em 2022.

    Adapte o seu negócio às exigências digitais que os tempos atuais requerem. Não é novidade a importância dos canais digitais, para todas as áreas da sua empresa – e 2022 não será exceção.


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