Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

O que é o marketing digital?

São várias as mais valias que o marketing digital pode trazer para o seu negócio: conquistar potenciais clientes, relacionar-se com os mesmos e fidelizar clientes, ou até mesmo melhorar a imagem e reputação da sua marca e aumentar as vendas. Marketing digital é a divulgação de produtos, serviços ou marcas através de meios digitais. Esta comunicação digital pode ser realizada por emails, sites, blogs, motores de pesquisa, redes sociais, etc. Hoje em dia, quando falamos de marketing, inevitavelmente temos que lembrar-nos que a maior parte da população mundial está conectada à Internet e compra online. A estratégia digital pode ser aplicada por pessoas ou várias entidades, como empresas, universidades, associações, entre outras.

Pense connosco: como acedeu a este artigo? Talvez porque pesquisou no Google “o que é o marketing digital” ou porque recebeu uma newsletter com um excerto do artigo. E porque é que acedeu ao artigo? Porque gostaria de ampliar o seu conhecimento sobre este tema. Se tem uma empresa e gostava de trazer mais utilizadores para o seu website ou de dar a conhecer temas relacionados com o seu setor de atuação, também deveria investir em marketing digital.

Existem vários termos associados a este novo marketing e passaremos a explicar brevemente o que signfica cada um deles:

1. Persona

São perfis semifictícios que deve criar com base nos seus consumidores reais, de forma a representar o seu comprador ideal. Quando conseguimos traçar esse perfil, torna-se mais fácil definir as ações de marketing digital, pois sabemos exatamente com quem queremos comunicar e quem queremos alcançar.

2. Lead

São os contactos que deixam os seus dados para que possa começar a comunicar com eles por e-mail ou chamada telefónica de modo a criar um relacionamento e a torná-los clientes. São, então, oportunidades de negócio.

3. Landing page

São as páginas que se destinam a angariar leads, onde pode oferecer material de valor. Em troca, os visitantes mais interessados deixam as suas informações de contacto. Convidámo-lo a ler o nosso artigo “A importância da landing page no marketing digital” para que possa aprofundar o seu conhecimento sobre este termo.

4. SEO

Significa Search Engine Optimization ou otimização para motores de pesquisa. O Google é um exemplo de um motor de pesquisa que exige que determinados requisitos sejam cumpridos para poder mostrar o seu website nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

5. CTA

Significa Call to Action e são os botões que incentivam os utilizadores a realizar determinada ação no seu website.

Mas o marketing digital veio substituir o marketing tradicional?

É claro que não, devem sim complementar-se. Estes dois tipos de marketing apenas se implementam em meios diferentes. A grande diferença é que qualquer especialista em marketing digital consegue saber exatamente quantas pessoas acederam ao website num determinado dia ou clicaram num anúncio digital, enquanto que as ações de marketing tradicional são mais difíceis de medir, pois não é possível saber quantas pessoas viram um outdoor, um anúncio numa revista ou na televisão, por exemplo.

Está a pensar que não sabe como começar a aplicar este conhecimento? Talvez o melhor seja ler o nosso artigo “Terceirização do marketing digital: o que é e como funciona?”

    *Campos de preenchimento obrigatório


    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Lendarius.


    PUB
    Total
    0
    Shares
    Artigos relacionados
    Servidores que providenciam alojamento para websites
    Ler mais

    O que é o alojamento web?

    Um fator essencial a ter em conta na hora de criar um website é a escolha do serviço…