A Pandemia COVID-19 apanhou-nos de surpresa e veio revolucionar e mudar o modo como vivemos num período indeterminado de tempo. Ao abrigo do plano de contingência, fomos obrigados a ficar confinados em casa podendo sair apenas em algumas exceções.
De repente, muitas empresas reconheceram que o seu desenvolvimento tecnológico e a sua presença na web está muito aquém daquilo que era expectável.
E é nesta fase que o e-commerce é e deve ser reconhecido como motor de recuperação económica. Neste artigo, falamos na relação entre as lojas online e a pandemia.
Com o volume de compras online em expansão devido ao novo estilo de vida, é importante que esteja disponível e perto dos seus clientes promovendo a segurança sem deixar afetar o sucesso do seu negócio.
“Quem não está online, não está a vender”
Uma nova realidade, quem não está online, não está a vender! Nesta nova economia do distanciamento social, é importante adaptar a sua empresa ao e-commerce.
“Como podem os meus clientes obter os meus produtos?”, “Como posso divulgar o facto de os nossos serviços responderem a todas as regras de higienização e segurança?”, “Como posso mostrar aos clientes que estamos ativos?”
É fundamental que a sua empresa responda às necessidades dos seus clientes em “modo online”.
O comportamento dos consumidores mudou! Os clientes tendem a procurar e a optar sempre pelas empresas que disponibilizam a compra online, onde é possível fazer compras de forma segura sem sair de casa. Esta é uma das mudanças importantes em relação ao tema das lojas online e a pandemia.
Melhore a customer journey online
Com a circulação social condicionada e o alto risco de contaminação em espaços físicos, é essencial promover uma boa experiência online aos consumidores, mostrando que a sua empresa está atenta às suas necessidades e que pode ajudar! Num momento delicado como o que estamos a viver, simplificar a costumer journey e praticar a empatia, é meio caminho andado para o êxito! Esta é uma dica relacionado com as lojas online e a pandemia.
Preze pela segurança dos clientes
Nesta época, a saúde e segurança são a prioridade! Os consumidores querem comprar online, porém procuram empresas de confiança que disponibilizam este tipo de serviço.
Ter um website funcional e atrativo permeia a credibilidade da sua empresa. Não se esqueça que existem novos consumidores no mercado, os que não eram adeptos das compras online, e é importante cativá-los.
O mesmo se aplica às condições sanitárias e medidas de higienização na entrega de produtos!
Facilite o pagamento
É importante que disponibilize diversas opções de pagamento para conseguir abranger o máximo de consumidores possíveis.
Ter poucos métodos de pagamento é um fator que pode levar a que os clientes não concluam a compra.
Otimizar a sua loja online/website
Num período de procura intensa, estar bem posicionado nos motores de pesquisa é fundamental. Aplique um bom SEO, mantendo todas as informações atualizadas dentro e fora do site (redes sociais, Google My Business, …)
Investigue as palavras-chaves mais pesquisadas pelos seus clientes. Desta forma pode aplicar estratégias de publicidade e promover outras ações de marketing.
Não se esqueça que é importante que o website ou loja online se adapte aos mais variados dispositivos.
Campanhas sazonais
Mesmo durante a pandemia, os feriados e datas comemorativas não são ignoradas pelos consumidores. Na Páscoa e no Dia da Mãe registaram-se picos de pesquisa com intenções de compra.
Planeie um calendário sazonal para promover os seus produtos e serviços!
A necessidade de consumo continua a fazer parte da vida de todos, por isso acompanhe as alterações de comportamento dos seus consumidores e adapte-se!
Se não sabe por onde começar e precisa de ajuda para abraçar o novo mundo online, entre em contacto connosco.
Queremos ajudá-lo a manter a sua segurança e a dos seus clientes!
O seu negócio sofreu com o impacto da Pandemia COVID-19 ? Conheça também 5 estratégias de marketing para ajudar a sua loja online a ter sucesso.
Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!