Para muitos, investir no Google Ads é um pensamento distante, pois tendem a associá-lo a um investimento de alto valor. Mas não tem de ser assim, portanto, juntamos algumas informações que deve saber para compreender como funciona.
Utilizar o Google Ads na sua estratégia de marketing digital pode trazer muitas vantagens para a sua empresa se for implementado da forma correta.
Google Ads: o que é?
São anúncios apresentados em espaços da web, nomeadamente no Google. Para que estes anúncios sejam mostrados, as empresas pagam, de modo a aparecerem na primeira página dos resultados quando algum utilizador realiza alguma pesquisa. Destinado para anunciantes, o Google Ads tem como objetivo expandir os seus negócios ou vendas através de anúncios direcionados para potenciais clientes.
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Vantagens
Estas são algumas vantagens do Google Ads que deve conhecer:
- Mostrar produtos ou serviços para quem está realmente à procura– esta é uma das melhores vantagens na utilização do Google Ads, pois o planeamento correto dessa estratégia atrai maioritariamente utilizadores que têm verdadeiro interesse pelo produto ou serviço, o que gera mais oportunidades para aumentar o tráfego, aumentar as vendas e angariar leads qualificados;
- Ajustar os anúncios sempre que quiser– esta é uma possibilidade bem útil já que, depois de analisar os resultados, pode sempre editar o anúncio caso seja necessário, com vista a maximizar os resultados;
- Remarketing– a maioria dos utilizadores que visitam um website nem sempre efetua uma ação. Mas o remarketing utilizado nos anúncios do Google aumenta a probabilidade de o utilizador visitar o website uma segunda vez e efetuar alguma ação, como por exemplo, comprar o seu produto;
- Estabelecer um orçamento– a empresa dispõe da opção de estipular o valor do investimento bem como a duração da campanha. Nunca aconselhamos a investir menos do que 100€/mês.
Como funciona
Basicamente, o Google Ads assemelha-se a um espaço de leilões, em que as empresas dão lances pelos cliques nos anúncios ou pelas conversões, ou seja, as empresas apenas pagam quando algum utilizador clicar no anúncio ou efetuar uma conversão, como por exemplo, comprar um produto. O lance define quanto é que deseja pagar por cada clique, porém nem sempre o lance mais alto ganha, porque o Google combina o fator dinheiro com o fator de qualidade com o objetivo de proporcionar ao utilizador a melhor experiência de pesquisa.
Sendo o Google uma das plataformas de pesquisa mais utilizada, é ainda mais importante que os anúncios que aparecem nas primeiras páginas sejam de conteúdos relevantes para os utilizadores. Portanto, é extremamente essencial que os utilizadores tenham as respostas que procuram sendo que é do interesse do Google que o utilizador regresse mais vezes.
Para atribuir esta classificação, para campanhas de pesquisa, o Google Ads faz uma análise na perspetiva do utilizador com base nos seguintes fatores:
- Relevância – identifica se a oferta apresentada no seu anúncio cumpre com o propósito da pesquisa do utilizador;
- Taxa de cliques– tenho em conta o número de impressões (visualizações) do anúncio o Google apura quantas vezes é que os utilizadores clicam nesse mesmo anúncio. Quanto maior a taxa de cliques, maior a relevância do anúncio;
Além dos fatores relativamente às palavras-chaves, o Google também analisa o histórico da conta. As atividades anteriores associadas à marca podem demonstrar que é uma marca real e confiável.
Tipos de anúncios
Quem investe, quer ver resultados nas campanhas do Google Ads, mas para isso é extremamente importante definir qual será o objetivo principal da campanha. Deverá estabelecer o objetivo com base na ação principal que pretende que o utilizador tenha em relação ao anúncio. O seu objetivo pode ser simplesmente aumentar alcance e notoriedade da marca, divulgar aplicações, ou então pode ser aumentar as vendas de algum produto.
Os resultados dos anúncios podem ser mais eficazes dependendo do tipo de campanha selecionado. Os tipos de campanhas disponíveis no Google Ads são:
- Campanha da Rede de Pesquisa
- Campanha da Rede Display
- Campanha do Shopping
- Campanha de Vídeo
- Campanha de App
Saiba mais sobre as campanhas do Google Ads
Dica: Outro elemento que deve ser levado em consideração é a página de destino vinculada ao anúncio, pois de forma geral também faz parte da análise da experiência do utilizador, sendo que demonstra se o utilizador foi direcionado para o conteúdo certo.
Conclusão
Estes são alguns elementos que deve saber para tirar partido das vantagens deste tipo de estratégia. Mas lembre-se que é necessário ter um planeamento sobre o investimento que vai fazer.
Uma boa opção é investir com quem sabe.
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