O Marketing Digital para a indústria tornou-se uma necessidade, tendo em conta a popularização da internet e os novos meios de interação com o cliente, que foram surgindo. E não só para a indústria, mas para todos os setores de atividade.
Mas muitos empresários de indústrias ainda têm muitas dúvidas: “Como é que o Marketing Digital pode ajudar o meu negócio?”; “O meu negócio é para outras empresas e não para consumidor final – o marketing digital faz sentido para mim?”
Neste artigo vamos esclarecer a diferença entre marketing digital e marketing tradicional, assim como explicar-lhe como funciona o marketing digital para a indústria.
Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?
O Marketing é um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo final o crescimento de alguma empresa. Esse crescimento pode ser medido de várias formas, como por exemplo: um melhor relacionamento com o cliente, criação de novas parcerias, mais reconhecimento, aumento das vendas, entre outras.
As estratégias utilizadas no Marketing variam muito, mas todas elas têm um aspeto em comum: incentivar um certo público a consumir o que tem para oferecer ou divulgar. E quando não sabe ao certo qual é o seu público, o marketing digital ajuda a encontrá-lo. Depois é só aproveitar os dados para traçar perfis de cliente ideal e impactar essas pessoas com conteúdo personalizado.
No Marketing B2B, em vez de uma pessoa comum, o cliente é uma empresa.
A internet tornou-se acessível a uma grande parcela da população, o que faz com que, em vez de anunciar em outdoors, por exemplo, uma indústria de cortiça agora pode anunciar nas redes sociais. Em vez de um anúncio de televisão, uma indústria de couro pode preferir um anúncio no YouTube. E em vez de distribuir panfletos pelas caixas de correio, uma empresa de produtos metálicos pode mostrar um anúncio para quem pesquisa por esses produtos no Google.
E uma das grandes vantagens do marketing digital em comparação com o marketing tradicional é que é possível fazer um acompanhamento de resultados em tempo real.
Como funciona o marketing digital para a indústria?
Um dos aspetos que difere do mercado B2B (Business to Business) para o mercado B2C (Business to Consumer) é, por exemplo, o momento da tomada de decisão. Quando se trata de empresas, os seus gestores são extremamente racionais nas escolhas, ao contrário do consumidor final que é mais envolvido por emoções.
Mesmo não se aplicando a um público generalizado, o marketing digital para a indústria pode trazer muitas vantagens. O marketing digital pode trazer mais credibilidade para a sua indústria, assim como também aumenta a probabilidade de atrair potenciais clientes.
Para que o marketing digital funcione, é necessário um estudo do público-alvo e, em função disso, um planeamento de ações, que poderá ser uma atividade nada fácil para quem nunca lidou com as ferramentas de marketing digital. Para além disso, exige tempo e paciência, o que nem sempre os empresários têm por estarem preocupados com outras áreas de gestão importantes para o negócio. E, por fim, o ambiente digital é muito dinâmico, tornando-se difícil para os empresários estarem sempre atualizados quanto às possibilidades de melhorar a sua presença digital e acompanhar tendências. Muitas vezes, as indústrias acabam por contratar agências digitais especializadas para gerirem o seu marketing digital.
A Lendarius é uma dessas agências que faz a gestão do marketing digital, de acordo com as melhores estratégias para o setor, com base na sua experiência. Planeia e acompanha os resultados das ações de marketing digital.
Uma das estratégias mais utilizadas para a indústria é o Inbound Marketing, que consiste em nutrir os clientes e potenciais clientes com todas as informações necessárias sobre a empresa e os seus produtos a fim de convencê-los a uma tomada de decisão favorável.
Como comunicar com público B2B?
O público-alvo B2B é o oposto do B2C. Enquanto que o consumidor final é quem toma as suas próprias decisões, nas empresas, as decisões dependem geralmente de uma equipa ou de um superior. Para além disso, a tomada de decisão é mais analítica e exigente.
Ou seja, o processo de contratação de uma indústria é um processo mais longo e complexo. No marketing industrial, não se trata apenas de saciar um desejo pelo ato de consumo. O B2B preza pelo racional.
O público-alvo B2B, por norma, gosta de materiais e conteúdos mais extensos e aprofundados, o que acaba por gerar mais credibilidade para a sua indústria, pois é dessa forma que prova que é expert no assunto. Normalmente, as indústrias disponibilizam esse conteúdo de valor acrescentado numa área de blog no seu website, que atualizam com alguma frequência. Outro canal muito pertinente são as redes sociais. Hoje em dia, se não tiver uma presença nas redes sociais, vão acabar por esquecer que a sua indústria existe. Pode ainda entregar conteúdo relevante através de e-mail marketing.
Razões para investir em marketing digital
Seja em casa, no trabalho, nos transportes públicos, qualquer um, hoje em dia, tem fácil acesso à internet. Qualquer pessoa, a qualquer momento e de qualquer lugar pode encontrar a sua indústria na internet, se tiver uma presença digital. Em Portugal, cerca de 85% da população é utilizador da internet, o que representa mais de 8 milhões de utilizadores. 8,05 milhões são utilizadores das redes sociais, ou seja, 78,5% da população.
Ter uma presença digital, permite-lhe alcançar clientes e potenciais clientes em qualquer parte do país e no mundo. Hoje em dia, o que é mais fácil? Sair de casa e ir à procura de uma empresa para uma determinada necessidade ou pesquisar no Google? A resposta é fácil.
Pode até estar a pensar “o meu concorrente não tem presença digital, também não preciso”. Mas acredite, se o seu concorrente não tem presença digital, de certeza que já está a pensar nisso e se não agir já, ele vai acabar por ter presença digital primeiro do que a sua indústria.
Saiba que os utilizadores de internet em Portugal continuam a passar quase 8 horas online por dia.
Gostaria de colocar em prática o marketing digital na sua indústria? Então entre em contacto agora mesmo com a Lendarius, temos uma equipa especializada pronta para planear as ações certas para o seu negócio.
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