A Google anunciou que vai atualizar os seus modelos de medição a partir de maio de 2023!
Ao fazer este anuncio, afirmou que quatro modelos de atribuição desapareceriam no Google Ads e no Google Analytics:
- Primeiro clique
- Linear
- Desvalorização temporal
- Com base na posição
Ginny Marvin tweetou para explicar melhor a mudança repentina na oferta de atribuição:
De acordo com a Google, o modelo de atribuição baseado em dados é o modelo mais utilizado para conversões para lances automatizados.
Além disso, os quatro modelos obsoletos representam menos de 3% das conversões da Web do Google combinadas.
Por isso consideram que a remoção de modelos de atribuição menos usados é uma forma de consolidar e simplificar a medição.
Estas mudanças já geraram algum descontentamento, pois os profissionais de marketing acreditam que a remoção dos modelos de atribuição retira informações necessárias e valiosas que ajudam a tomar decisões mais informadas:
Para além disso, ao mudar totalmente para um modelo de atribuição baseado em dados, os anunciantes acreditam que é mais provável dar às campanhas do Google Ads mais créditos numa conversão do que em outros canais.
Verifique o planeamento das mudanças dos modelos de atribuição:
- Maio de 2023: para as propriedades do Google Analytics 4, os modelos de desvalorização temporal, linear, primeiro clique e com base na posição não estarão disponíveis para novas ações de conversão.
- Junho de 2023: para contas do Google Ads, os modelos de desvalorização temporal, linear, primeiro clique e com base na posição não estarão disponíveis para novas ações de conversão.
- Setembro de 2023: o Google desativará os quatro modelos de atribuição no Google Ads e no Google Analytics 4.
O Google confirmou que qualquer ação de conversão que use os modelos quase obsoletos será convertida automaticamente para o modelo de atribuição baseado em dados.
Os anunciantes podem escolher o modelo de atribuição de “último clique” que já existe na plataforma, mas será sempre uma alteração manual para cada ação de conversão.
Veja também: