Assim como outros setores de atividade, o marketing digital para o setor automóvel tem vindo a sofrer algumas alterações nos últimos tempos, com a necessidade de uma adaptação à nova jornada do consumidor.
Segundo um estudo da Growth from Knowledge (GfK), 80% dos consumidores globais já opta por fazer a maior parte da compra de um carro por meios digitais. Além disso, de acordo com uma notícia de 2021 do Dinheiro Vivo, os consumidores na casa dos 20 e dos 30 anos já compram carros usados na internet.
A mudança da jornada do consumidor começou no pós-pandemia COVID-19. Em vez das idas ao concessionário, os consumidores já preferem fazer tudo pela internet, daí a importância do marketing digital para o setor automóvel.
Assim, é importante traçar uma estratégia de marketing digital para o setor automóvel.
6 estratégias de marketing digital para o setor automóvel
Inbound marketing
O inbound marketing trata-se de uma abordagem estratégica que visa atrair e envolver os potenciais clientes, através da criação de conteúdo de qualidade que ajuda os utilizadores a tomar uma determinada decisão.
CRM
O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que permite armazenar e gerir os dados de contacto dos clientes que, em algum momento, forneceram essas informações.
Além de simplesmente guardar esses dados, o CRM também auxilia na gestão e otimização das interações com os clientes, visando aprimorar o atendimento e impulsionar as vendas.
Com o CRM, é possível captar e analisar o histórico de compras, informações demográficas e outros dados relevantes para compreender melhor o comportamento dos clientes e aprimorar a estratégia de negócios.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de marketing no setor automóvel e pode ser aproveitado em várias fases do processo de vendas.
Pode utilizar e-mails para dar as boas-vindas aos clientes após o registo, enviar mensagens de pós-venda eficazes ou até mesmo para tentar recuperar potenciais clientes inativos.
Uma vantagem do e-mail marketing é que tem uma taxa de abertura elevada.
Pós-venda
Se acredita que o trabalho termina quando o cliente compra um carro e leva-o para casa, é preciso repensar essa abordagem.
É fundamental compreender que a cultura da sua empresa e a formação da equipa de atendimento e vendas devem estar centradas numa experiência completa para os clientes, de modo a que o relacionamento continue mesmo após a venda.
Manter contacto para tirar dúvidas e enviar inquéritos de satisfação pode ser uma ótima estratégia para garantir esse relacionamento duradouro. O objetivo é garantir que o cliente se sinta valorizado e satisfeito, criando um vínculo mais forte com a sua empresa.
Redes sociais
As redes sociais são poderosas aliadas não apenas para o marketing no setor automóvel, mas também para outros segmentos do mercado. Proporcionam oportunidades de vendas, melhoram o relacionamento com os utilizadores e criam proximidade com o público-alvo.
No entanto, simplesmente criar páginas em várias plataformas não é suficiente. O planeamento é fundamental. É preciso escolher cuidadosamente a linguagem utilizada nos conteúdos, segmentar o público-alvo e pensar na relevância de cada conteúdo criado.
Em vez de uma abordagem superficial, a estratégia deve ser orientada por um planeamento estruturado, focado em proporcionar valor ao público e estabelecer uma conexão significativa com os utilizadores. A qualidade do conteúdo é essencial para o sucesso nas redes sociais, e isso só é alcançado através de um planeamento cuidadoso e personalizado para cada plataforma e audiência específica.
Google Ads
Como muitas pessoas começam a pesquisa por carros online, investir em anúncios no Google Ads pode ser uma excelente forma de aumentar a visibilidade do seu negócio. Uma das grandes vantagens dessa estratégia de publicidade paga é a capacidade de segmentar as campanhas e alcançar um público mais específico.
Essas segmentações podem levar em consideração informações demográficas relevantes para o perfil do seu público-alvo, bem como a geolocalização. Isso significa que pode direcionar os seus anúncios para pessoas que estejam a pesquisar termos como “comprar carro” nas proximidades do seu negócio, por exemplo.
Essa abordagem mais personalizada permite que os seus anúncios alcancem as pessoas certas, tornando a sua campanha mais eficiente e eficaz na atração de potenciais clientes interessados nos seus produtos.
