Num mercado digital em que as mudanças acontecem rapidamente, conseguir fixar uma marca na mente do consumidor é uma mais valia para competir com a concorrência.
Para que isso aconteça, é necessário criar uma identidade visual e, por vezes, também passar por um processo de Rebranding de Logótipo, de modo a mudar algumas caraterísticas da marca.
Para desenvolver uma estratégia eficaz, é importante estabelecer um plano de Design Editorial para que haja coerência da marca em todas as plataformas digitais.
Ainda não definiu o plano de Design Editorial da sua empresa? Conheça a importância do Design Editorial no digital.
É através desse plano que será determinada a linguagem utilizada, estabelecendo uma ligação com o design de comunicação e com os vários elementos que identificam a identidade da marca.
Não sabe quando é que deve apostar num processo de Rebranding? Apresentamos algumas razões para investir em Rebranding:
- Atualização da identidade visual
- Mudança de valores
- Nova gestão
Para demonstrar de que forma o Rebranding pode mudar a perceção dos consumidores, elaboramos um case study juntando alguns exemplos de clientes que investiram no Rebranding das suas marcas:
Rebranding de Logótipo Vidraria Lamecense
Para o cliente Vidraria Lamecense, foi necessária uma total renovação do logótipo e logomarca, principalmente ao nível das cores e tipografia.
Para a empresa, este rebranding ao logótipo surgiu da necessidade de modernização de uma imagem de marca que não era atualizada há mais de 30 anos. Para além disso, a cor e o tipo de letra estavam desfasados do posicionamento procurado, como empresa de excelência na transformação, modelagem e comércio de vidro.
Após um briefing inicial que identificou os principais elementos a transformar no logótipo e na logomarca, foram trabalhadas 3 versões, em estreita colaboração com a empresa, até chegar ao resultado final, um logótipo enquadrado com o setor de atividade e posicionamento da empresa, com uma cor mais sóbria, inovador, com menos “ruído” ao nível dos elementos, e bastante legível, permitindo a sua aplicação em vários tipos de suportes de comunicação.
O processo de rebranding resultou também na criação de um website institucional, com domínio personalizado. Pode ver o projeto com mais detalhe aqui.
Rebranding de Logótipo CN Paulo Costa
O pedido de Rebranding do cliente CN Paulo Costa consistia na atualização do logótipo, mantendo os mesmos elementos, mas incluindo um toque mais moderno, dinâmico e atrativo.
Para clientes que querem manter as características do logótipo, este é o tipo de Rebranding desenvolvido, em que atualizamos o logótipo a nível estilístico, mas mantemos o conceito.
Com isso, mantém-se a consciência do público sobre a representação e os valores da marca, mudando somente a abordagem visual.
Veja mais sobre o projeto aqui.
Rebranding de Logótipo Couto e Lopes
Para o cliente Couto e Lopes foi necessário a renovação do logótipo, devido à mudança do nome que teve que ser adaptado, passando de Couto e Lopes para CL40.
O resultado foi a criação de uma logomarca mais apelativa e representativa.
Pode ver o projeto aqui.
Rebranding de Logótipo MMConta
O processo de Rebranding do cliente mmconta passou por uma mudança completa em termos de cores e no geral em termos de tipografia e posicionamento, transmitindo maior credibilidade e profissionalismo, com uma identidade mais apropriada para o setor.
O Rebranding do cliente mmconta também incidiu no seu website.
Veja o website aqui.
Rebranding de Logótipo Msi
O nosso cliente MSI passou pelo processo de Rebranding modernizando por completo o logótipo devido a uma nova fase da empresa mantendo somente o nome MSI.
Rebranding de Logótipo Amcbrilho
O exemplo do nosso cliente amcbrilho em que a intenção foi manter os elementos visuais da marca havendo somente pequenas mudanças no processo de Rebranding, alterações mais simples em que foi realizada alterações em termos de tipografia e na utilização de uma única cor.
Continuando assim com a identidade da marca, mas dando um toque de simplicidade.
Rebranding de Logótipo Plasfich
Um exemplo de renovação foi o nosso cliente Plasfich que transformou manteve a sua identidade, mas atualizou outros elementos para adaptar as mudanças do tempo para uma versão mais digital além de adicionar elementos de carater mais informativo.
Rebranding Lancaster College
O nosso cliente Lancaster College é uma marca com anos de história já reconhecida pelos consumidores, sendo assim a sua atualização foi realizada mantendo os elementos da marca transformando numa identidade mais fluída e elegível.
Ver o projeto.
Rebranding PMI
Um exemplo de alteração do contexto é o nosso cliente PMI, uma empresa internacional que pretende associar Portugal no contexto da sua identidade de forma mais visual, então foi efetuada uma transformação a nível de tipografia e de outros elementos.
Ver o projeto.
Conclusão
Apesar de muitas empresas terem dúvidas em relação a mudança da sua identidade visual quando elaborada de forma estratégica geram mais valor as marcas nomeadamente a imagem de uma marca atualizada e preocupada com a mensagem transmitida aos consumidores.
Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!