Sendo que a quantidade de empresas no espaço web é cada vez maior, estabelecer uma identidade visual através do design editorial é uma estratégia necessária para dar destaque e despertar o interesse dos utilizadores.
A forma como a informação é vista pode influenciar a perceção da marca em termos de valores e credibilidade.
É importante que a presença digital das empresas esteja estruturada de acordo com os objetivos e o posicionamento que quer ter no mercado.
Além de acrescentar valor na forma com a empresa é vista, o design editorial também determina a linguagem de comunicação da marca de forma a proporcionar atração e fidelização do leitor. Um bom design editorial permite a existência de harmonia nos conteúdos divulgados nos vários meios de comunicação.
Num estudo realizado com 200 profissionais do marketing pela Venngage, 40% acham essencial conteúdos visuais para a estratégia de marketing.
Conceito de Design Editorial
Sendo que a palavra editorial vem da palavra editor, o conceito de design editorial consiste no planeamento das caraterísticas dos projetos/publicações editoriais da empresa, na criação e na execução de projetos editoriais que procuram o alinhamento equilibrado entre o design e os conteúdos em texto ou outros grafismos.
O design editorial determina a linguagem mais apropriada para transmitir as ideias e valores que a empresa quer apresentar ao público, em que é estabelecida uma ligação entre o design de comunicação e o conjunto de elementos que identificam a identidade visual da empresa.
O design editorial faz com que a informação seja apresentada de forma organizada melhorando assim a experiência do utilizador. É aplicado não só em projetos gráficos, mas também em projetos digitais tais como blogs, e-books, sites de notícias, apps e conteúdos digitais no geral.
O profissional de design editorial tem em conta:
- A tipografia;
- Os tons da marca ou a paleta de cores;
- A criação de layouts atrativos;
- A otimização de espaço numa página;
- Um bom equilíbrio de imagens, texto, entre outros.
Benefícios da utilização do design editorial:
- Uma identidade visual de destaque num mercado competitivo;
- Causar uma boa primeira impressão, o que deixa um sentimento de confiança e satisfação no utilizador na primeira interação com a marca;
- Auxilia no reconhecimento da marca pelos utilizadores devido as caraterísticas únicas de identidade visual, seja no logótipo, na paleta de cores ou em materiais digitais;
- Aumenta as oportunidades de retorno dos visitantes, pois o sentimento de confiança da primeira impressão faz com que regressem ao site sem receio;
- A consistência da identidade visual através do design editorial aumenta o engagement do utilizador com a empresa;
- Melhora a classificação do website em termos de SEO visto que, ao proporcionar uma boa experiência ao utilizador, aumenta o número de visitas e a interação.
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Conclusão
O objetivo do design editorial no meio digital não se baseia simplesmente em embelezar, desempenha também um papel importante nos objetivos da empresa e principalmente na forma como os consumidores classificam a empresa.
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