Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Conheça as novidades do digital, leia notícias relevantes para a sua empresa, aprenda estratégias que pode implementar na prática e conheça os projetos e case-studies Lendarius. Mantenha-se sempre informado de forma fácil e rápida.

    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Ndigital.

    Novidades e Tendências de 2021

    tendências de marketing digital 2021

    2021 continua abalado com a crise pandémica existente em todos os países, mas isso não impediu que surgissem algumas tendências de marketing digital 2021, sendo que as novidades e tendências surgem da constante procura de satisfazer as necessidades de consumidores que querem ser surpreendidos com produtos e serviços cada vez mais inovadores.  

    A crise pandémica trouxe mudanças no estilo de vida e de prioridade dos consumidores. Com a pandemia, algumas empresas perceberam a necessidade de transformar os seus produtos e serviços, para proporcionar uma melhor experiência para os seus consumidoresOs novos comportamentos ditaram o surgimento de novas tendências no mercado digital no ano de 2021. 

    Novidades 

    ClubHouse  

    Apesar de ter sido criada em abril de 2020, esta rede social tem vindo a ter muito destaque atualmentesendo que é uma das redes mais falada no momento e está a ganhar mais fãs a cada dia que passaIsso também graças à adesão de famosos nas conversas, como por exemplo Elon Musk, que aderiu para conversar sobre viagens a marte, inteligência artificial entre outros.   

    Esta nova rede social é exclusivamente no formato de áudioas únicas fotografias presentes são as de perfil dos utilizadoresA rede social funciona tanto no estilo podcast, como no estilo painel de discussão sobre algum tema. Está disponível apenas para quem tem iPhone e para fazer parte desta rede social é necessário convite  

    Instagram 

    A cada dia surgem novas ferramentas para as redes sociais e o Instagram não ficou de fora, esta rede social tem vindo a inovar em termos de funcionalidades. Algumas destas funcionalidades foram implementadas devido às mudanças causadas pela crise pandémica, ou mesmo com a finalidade de oferecer ao utilizador uma melhor experiência. 

    Sendo uma das recentes novidades do Instagram, esta funcionalidade foi lançada em março deste ano de 2021 como forma de duplicar o número de convidados a participar numa live, sendo que anteriormente o anfitrião só tinha a possibilidade de convidar uma pessoa para participar numa live.

    Mas agora pode convidar até três pessoas para liveA ideia desta funcionalidade começou devido ao aumento da utilização de lives para diferentes tipos de experiências, desde promoção e divulgação de produtos, a palestras informativas e até mesmo a concertos 

    A novidade de Duplicação de Lives proporciona assim uma interação maior, mais atividades criativas e mais oportunidades de negócio. 

    live rooms fonte instagram

    Fonte: Blog Instagram

    • Excluídos recentemente  

    Já aconteceu eliminar alguma foto ou vídeo do Instagram? 

    Excluídos ou Eliminados Recentemente é um novo recurso para que possa recuperar conteúdos que foram excluídos anteriormente de forma não intencional. Esta funcionalidade revela-se importante, porque vários utilizadores já foram hackeados no Instagram e acabaram por perder todos os conteúdosque foram eliminados da conta. Antes não era possível reaver aquela foto das férias de sonho, mas agora poderá fazê-lo.  

    Contudo, é necessário saber que as histórias que não foram guardadas no arquivo do Instagram e foram excluídas, permanecerão apenas 24 horas enquanto que o resto do conteúdo permanecerá por 30 dias. 

    • Legendas automáticas  

    Esta função aplica-se às histórias. Além de ouvir o que o utilizador está a falar, agora pode ler também através de legendas que transcrevem o que o utilizador falaIsto é possível com recurso a sistemas de vozes digitais que analisam a sua voz para transcrevê-la em texto, contando que podem haver imprevistos com base no sotaque de cada utilizador.

    Este recurso ainda não está implementado globalmenteestando disponível apenas parutilizadores com a versão mais recente da aplicação. 

    Facebook

    Considerada a rede social com mais utilizadores em quase todos os países, o Facebook tem vindo a implementar medidas para que certos comportamentos prejudiciais sejam eliminados para que não continuem evoluir . 

    Por isso, a rede social Facebook decidiu inserir algumas recomendações direcionadas a grupos e membros de forma a restringir a ocorrência de violações. Contudo, afirma garantir que os grupos de conteúdos relevantes não serão prejudicados por causa destas medidas. Algumas restrições que foram implementadas:   

    Grupos   
    • As informações incorretas em grupos correm o risco de ser eliminadas. Por exemplo, alguns grupos cívicos, políticos e de saúde foram removidos recentemente do Facebook;  
    • restrição do alcance de grupos que violam regras, assegurando que comecem a ser menos vistos como recomendação de grupo e, consequentemente, diminuindo a adesão de mais utilizadores;  
    • Notificação que informa os utilizadores que estão prestes a aderir a um grupo que viola as regras da rede social 

    Notificação de adesão a grupo

    Fonte: Blog Facebook

    Membros  
    • Se alguém de um grupo repete violações, fica proibido de realizar publicações ou mesmo comentar por um período de tempo em qualquer grupo. Também não poderão convidar pessoas para nenhum grupo e criar novos grupos. Estas restrições têm propósito de diminuir o alcance de utilizadores que procuram utilizar a plataforma de forma ofensiva.  

    Tendências de marketing digital 2021

    Com as experiências digitais a mudar e a ganhar força a cada dia, surgem assim novas tendências de marketing digital 2021 que têm como objetivo melhorar ainda mais a conectividade e utilidade para os utilizadores. 

    Social Shopping  

    Esta tendência acabou por ser mais utilizada por causa da pandemia devido ao encerramento das lojas físicas, surgindo assim a procura por novas formas de vender. Sendo as redes sociais os canais onde a maioria do público está presente, através do social shopping podem ser utilizadas como ferramentas para promover produtos e como estratégia para aumentar as vendas e a interação com clientes.  

    A venda de produtos através das redes sociais é uma boa estratégia para comércios online que querem inovar e conseguir mais clientes neste período pandémico  

    Aumente as suas vendas também com estas estratégias

    Voice Ecommerce  

    tendência pretende unir o comércio online com comandos de voz, como por exemplo a Google Assistant do Google, a Alexa da Amazon e a Siri da Apple. A ferramenta transforma o processo de compras online, juntando a inteligência artificial com praticidade. 

    A utilização de comando de voz tem o papel de facilitar aos utilizadores a compra de algum produto, pois representa uma funcionalidade mais fácil e intuitiva, sem necessidade de dispensar muito tempo para a sua realização. 

    Design  

    O surgimento de restrições causadas pela crise pandémica fez com que a maioria das marcas e negócios se focassem mais no mundo digital. Portanto, muitas empresas que estavam mais enraizadas no mercado offline sentiram a necessidade de se adaptarem aos canais digitais, nomeadamente criando websites. 

    Ainda não tem um website para a sua empresa? Saiba algumas das razões para desenvolver o seu website. 

    • Modo Escuro  

    Esta é uma das grandes tendências do Web Design, o conceito é oferecer um ambiente noturno que ressalte os detalhes das informações relevantes de forma mais atrativa. Esta opção visual tem a caraterística de ser menos agressiva para a visão dos utilizadores, assim como dá uma imagem mais sofisticada.  

    design noturno site apple

    Fonte: Apple Store 

    Realidade Aumentada  

    Esta é uma das tendências que têm como objetivo oferecer ao utilizador uma experiência mais interativa e mais criativa, sendo que a ideia é proporcionar ao utilizador a sensação de estar noutra realidade.  

    Esta tendência já foi implementadem vários museus no período de pandemia através das visitas virtuais, uma forma de promover os museus, já que as visitas presenciais foram canceladas. Um desses casos é o Museu Calouste Gulbenkian, em que é possível visitar uma das coleções do museu através das visitas virtuais.

    Conclusão  

    O surgimento de novidades e tendências demonstra que mesmo com as limitações e mudanças de comportamento de consumidores como resultado das condições pandémicas, continua a haver espaço para inovação, criatividade e aperfeiçoamento na área do digital.  

    Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!

      *Campos de preenchimento obrigatório

      Li e concordo com a Politica de Privacidade da Lendarius.


      PUB
      Total
      0
      Shares
      Related Posts