Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Conheça as novidades do digital, leia notícias relevantes para a sua empresa, aprenda estratégias que pode implementar na prática e conheça os projetos e case-studies Lendarius. Mantenha-se sempre informado de forma fácil e rápida.

    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Ndigital.

    Emojis nos URLs – vieram para mudar o tradicional?

    emojis nos urls

    Será que os emojis nos URLs vão arrastar os antigos URLs com caracteres de texto para o passado, representando novas identidades digitais?

    A parceria entre a Opera e a Yat promete mudar a forma como os utilizadores procuram páginas na internet, sendo possível utilizar combinações personalizadas de emojis nos URLs, criando uma identidade online personalizada.

    O que vai encontrar neste artigo:

    A popularidade dos emojis

    Dados lançados sobre os emojis mais utilizados de 2021, pela Unicode, referem que 92% da população que se encontra online, utiliza emojis.

    O mais popular, é o emoji “lágrimas de alegria” -😂, que conta com 5% da utilização de todos os emojis, sendo o top 10 para 2021, o seguinte:

    • 😂
    • ❤️
    • 🤣
    • 👍
    • 😭
    • 🙏
    • 😘
    • 🥰
    • 😍
    • 😊

    É também interessante saber que, apesar de existirem imensos emojis criativos (mais de 3.600), o top 100 representa 82% do total de partilhas de emojis.

    Para além disso, as sub-categorias mais populares globalmente são as “caras sorridentes”, as “flores” e as “emoções”. Já a sub-categoria menos popular é “bandeiras de países”.

    A Opera permite o uso de emojis nos URLs

    A Opera (navegador multiplataforma), é o primeiro navegador que permite o uso de emojis em links e URLs. Isto é possível através de uma parceria com a Yat, empresa que utiliza emojis como soluções para identidades digitais.

    O objetivo desta parceria é trazer inovação, criatividade e diversão para o mundo online. Os utilizadores podem mais facilmente expressar-se através de emojis.

    A 14 de Fevereiro, a senior Public Relations do Opera, Julia Szyndzielorz, escrevia no blog da empresa, que estavam a “trazer um novo nível de criatividade para a internet, deixando os utilizadores navegar na web, através de combinações de emojis como URLs, em vez de letras e palavras”.

    Algumas celebridades já compraram Yats para alojamento de websites, exemplo são os músicos Steve Aoki e Lil Wayne’s, cuja combinação de emojis leva os internautas às suas páginas web.

    O que é um Yat

    Um YAT, é uma sequência de 1 a 5 emojis que podem ser utilizados como username digital, url de website, endereço para carteira digital e ainda podem ser transformados em NFTs.

    A promessa da startup Yat, que possuiu o domínio Y.at., é promover a criatividade, e levar os utilizadores a expressarem-se de uma forma mais divertida, criando uma identidade online utilizando uma combinação de emojis.

    Por exemplo, pode ser conhecido como “amante de surf” – 🏄🏽‍♂️🌊💚 – e o seu url aparecerá desta forma: https://y.at/🏄🏽‍♂️🌊💚.

    Após a parceria com a Opera, os endereços já não precisam de ser seguidos por “y.at/”, o que quer dizer que a sua página pode ser encontrada se algum utilizador escrever simplesmente a sua combinação de emojis “🏄🏽‍♂️🌊💚” no motor de busca.

    A empresa acredita que as pessoas podem mais facilmente personalizar os seus domínios, e que as celebridades podem tirar proveito de uma maior visibilidade online.

    O preço pode variar entre alguns dólares a centenas de milhares de dólares, sendo que quanto mais pequena a combinação, mais caro é o Yat.

    Conclusão

    Os emojis são sem dúvida bastante utilizados online, e os internautas usam-nos para melhor se expressarem, contudo será que a novidade lançada pela Opera irá apresentar mais vantagens que um domínio com caracteres em texto?

    Muitas são as questões. Não será mais confuso decorar um URL constituído por emojis? Serão as combinações infinitas? Será mais fácil de encontrar? Para já ainda é muito cedo para avaliar o desempenho desta novidade, contudo é sem dúvida uma forma mais criativa de criar uma identidade online.


    PUB
    Total
    0
    Shares
    Related Posts