Um fator essencial a ter em conta na hora de criar um website é a escolha do serviço de alojamento web.
É ele que permite disponibilizar toda a informação que escolheu divulgar na Internet.
O que é o alojamento web?
O alojamento pode ser caracterizado como um “espaço online” onde ficam armazenadas as imagens, conteúdo, emails e toda a informação que pode aceder via Web.
Este é um serviço distinto do serviço de domínio mas complementar.
Fatores a ter em conta na escolha do alojamento web
Reconhecimento
Antes de fazer uma avaliação ao tipo de alojamentos disponíveis é importante reconhecer o tipo de website que está a desenvolver. Uma loja online e um website institucional exigem diferentes necessidades de alojamento. Vai criar uma Loja com mais de 1000 produtos? O website será institucional simples ou terá muito conteúdo visual que exige um maior rigor na resposta do alojamento?
Segurança
A segurança do alojamento é um ponto essencial no processo de seleção.
Um alojamento que não lhe garanta segurança irá trazer-lhe consequências tanto para o funcionamento do website bem como para a sua permanência online.
Proteção, monitorização e atualização, são as 3 palavras a ter em conta na avaliação da segurança do alojamento.
Suporte
Outro fator importante na escolha do alojamento é o suporte.
Muitos fornecedores do serviço apenas conseguem oferecer apoio técnico via email ou plataforma, por escrito. Este apoio providenciado pelos fornecedores de alojamento, por vezes, é muito distante e de difícil compreensão, e caso não tenha os conhecimentos necessários para a interpretação, pode dificultar na resolução do problema.
Os websites ou as lojas online podem manifestar problemas a qualquer hora, por isso, é essencial ter em seu auxílio uma equipa técnica pronta a ajudar no momento.
É vantajoso para si deixar a responsabilidade do serviço do alojamento junto de uma entidade especialista na sua gestão.
As agências de gestão de serviço de alojamento e domínio assumem o contacto direto com o fornecedor e procedem às resoluções necessárias sem o desgaste do seu tempo como cliente.
Outra vantagem das agências de gestão é terem a capacidade de suporte muito mais alargada em comparação com os fornecedores, pois têm as condições necessárias para atender as suas chamadas telefónicas, de modo a facilitar a comunicação, e muito mais!