Segundo o relatório “Commerce & Last Mile 2023” da Deloitte, em média, o envio standard demora cerca de 5 dias úteis a chegar à morada do destinatário.
Este relatório revela insights valiosos sobre o estado das operações last mile das empresas e operadoras avaliadas no estudo. Mas primeiro, vamos esclarecer rapidamente o que são operações “last mile” e porque é que as lojas online devem estar atentas às tendências e necessidades atuais.
O que são operações last mile?
Bem, em logística, last mile (última milha), trata-se do último estágio do processo de entrega. Ou seja, refere-se ao transporte de mercadoria do centro de distribuição até ao endereço do destinatário. Esta etapa é crítica para a experiência do consumidor, influenciando a imagem que o mesmo tem da qualidade do serviço da loja online onde fez a encomenda.
Com o aumento do comércio eletrónico e a constante evolução tecnológica, as operações de última milha podem representar enormes desafios para as empresas, sendo necessário estar atualizado quanto às tendências e necessidades do mercado.
Dados sobre tempos, custos e locais de entrega
Neste artigo, deixamos-lhe um resumo de alguns dos insights do estudo feito pela Deloitte, em colaboração com a APLOG, sobre as operações de última milha.
Envio Standard
No envio normal, as empresas a operar em Portugal, demoram em média 5 dias úteis para entregar uma encomenda, com um custo médio de entrega de cerca de 4,40€.
Quanto aos setores, o setor Alimentar e Bebidas lidera, com os menores tempos médios de entrega, 2,3 dias úteis, contrariamente ao setor “Casa e Decoração”, cujo tempo médio chega aos 11,9 dias úteis.
Envio Expresso
Este tipo de envio está disponível em apenas 19% das lojas online, sendo que o setor da “Eletrónica e Telecomunicações” lidera, com 35% dos operadores a disponibilizar este tipo de entrega.
A velocidade com a entrega expresso aumenta bastante, reduzindo o tempo de entrega em 3,8 dias úteis, comparando com a opção standard. Em média, uma encomenda entregue através do envio expresso demora 1,3 dias úteis a ser entregue. É de destacar o setor “Alimentar e Bebidas”, cujo tempo médio é de 0,5 dias úteis. No setor da Casa e Decoração, a velocidade de entrega aumenta bastante, passando de uma média de 11,9 dias úteis, para uma média de 1,5 dias úteis com o envio expresso.
O custo médio para as entregas expresso é de 6,38€.
É de destacar que mais de 35% dos operadores do setor da “Eletrónica e Telecomunicações” disponibilizam este tipo de entrega.
Locais de Entrega
Vê-se uma maior diversificação dos locais de entrega, permitindo uma maior flexibilidade e conveniência para o consumidor.
As lojas online analisadas disponibilizam em média 2 a 3 opções de entrega, sendo que 100% delas disponibiliza a entrega ao domicílio, 70% permite a recolha em loja e 33% num ponto de pick-up.
Pode aceder ao relatório completo aqui.