Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Conheça as novidades do digital, leia notícias relevantes para a sua empresa, aprenda estratégias que pode implementar na prática e conheça os projetos e case-studies Lendarius. Mantenha-se sempre informado de forma fácil e rápida.

    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Ndigital.

    Envio standard demora em média 5 dias úteis a chegar à morada do destinatário

    operações last mile

    Segundo o relatório “Commerce & Last Mile 2023” da Deloitte, em média, o envio standard demora cerca de 5 dias úteis a chegar à morada do destinatário.

    Este relatório revela insights valiosos sobre o estado das operações last mile das empresas e operadoras avaliadas no estudo. Mas primeiro, vamos esclarecer rapidamente o que são operações “last mile” e porque é que as lojas online devem estar atentas às tendências e necessidades atuais.

    O que são operações last mile?

    Bem, em logística, last mile (última milha), trata-se do último estágio do processo de entrega. Ou seja, refere-se ao transporte de mercadoria do centro de distribuição até ao endereço do destinatário. Esta etapa é crítica para a experiência do consumidor, influenciando a imagem que o mesmo tem da qualidade do serviço da loja online onde fez a encomenda.

    Com o aumento do comércio eletrónico e a constante evolução tecnológica, as operações de última milha podem representar enormes desafios para as empresas, sendo necessário estar atualizado quanto às tendências e necessidades do mercado.

    Dados sobre tempos, custos e locais de entrega

    Neste artigo, deixamos-lhe um resumo de alguns dos insights do estudo feito pela Deloitte, em colaboração com a APLOG, sobre as operações de última milha.

    Envio Standard

    No envio normal, as empresas a operar em Portugal, demoram em média 5 dias úteis para entregar uma encomenda, com um custo médio de entrega de cerca de 4,40€.

    Quanto aos setores, o setor Alimentar e Bebidas lidera, com os menores tempos médios de entrega, 2,3 dias úteis, contrariamente ao setor “Casa e Decoração”, cujo tempo médio chega aos 11,9 dias úteis.

      Envio Expresso

      Este tipo de envio está disponível em apenas 19% das lojas online, sendo que o setor da “Eletrónica e Telecomunicações” lidera, com 35% dos operadores a disponibilizar este tipo de entrega.

      A velocidade com a entrega expresso aumenta bastante, reduzindo o tempo de entrega em 3,8 dias úteis, comparando com a opção standard. Em média, uma encomenda entregue através do envio expresso demora 1,3 dias úteis a ser entregue. É de destacar o setor “Alimentar e Bebidas”, cujo tempo médio é de 0,5 dias úteis. No setor da Casa e Decoração, a velocidade de entrega aumenta bastante, passando de uma média de 11,9 dias úteis, para uma média de 1,5 dias úteis com o envio expresso.

      O custo médio para as entregas expresso é de 6,38€.

      É de destacar que mais de 35% dos operadores do setor da “Eletrónica e Telecomunicações” disponibilizam este tipo de entrega.

      Locais de Entrega

      Vê-se uma maior diversificação dos locais de entrega, permitindo uma maior flexibilidade e conveniência para o consumidor.

      As lojas online analisadas disponibilizam em média 2 a 3 opções de entrega, sendo que 100% delas disponibiliza a entrega ao domicílio, 70% permite a recolha em loja e 33% num ponto de pick-up.

      Pode aceder ao relatório completo aqui.


      PUB
      Total
      0
      Shares
      Related Posts
      Read More

      Como a IA irá substituir os cookies de terceiros?

      Nos últimos anos, os cookies de terceiros têm desempenhado um papel crucial no marketing digital, permitindo que os profissionais de marketing segmentem as suas bases de dados com base em dados de navegação dos seus consumidores. No entanto, com o fim previsto dos cookies de terceiros em 2025, as empresas procuram agora alternativas para elaborar estratégias de marketing eficazes.