A Meta vai impor novos limites à publicidade direcionada a adolescentes já a partir do início de Fevereiro.
A dona do Facebook vai limitar a quantidade e tipo de dados que os anunciantes podem utilizar para alcançar os utilizadores adolescentes, além de dar mais hipóteses de escolha aos utilizadores adolescentes em relação aos anúncios que querem ver.
Uma publicação partilhada no blog da empresa explica que a partir de 1 de Fevereiro os anunciantes já não podem direcionar publicidade a menores com base no género e naquilo que fazem nas aplicações. Isso significa que as interações nas redes sociais, como páginas e posts gostados não irão mais influenciar quanto aos anúncios que aparecem para adolescentes.
“A idade e a localização serão as únicas informações sobre adolescentes que utilizaremos para lhes mostrar anúncios. Estes fatores ajudam-nos a garantir que os adolescentes veem anúncios que são apropriados para a sua idade e que lhes são mostrados produtos e serviços disponíveis na sua área”
Meta
Esta medida é uma tentativa de reduzir o grau de personalização de anúncios voltados para adolescentes, público considerado mais vulnerável à abordagem nas redes sociais.
“Reconhecemos que os adolescentes não estão necessariamente tão preparados quanto os adultos para tomar decisões sobre como os seus dados online são usados para publicidade, principalmente quando se trata de mostrar produtos disponíveis para compra. Por esse motivo, estamos a restringir ainda mais as opções que os anunciantes têm para alcançar os adolescentes, bem como as informações que usamos para exibir anúncios para adolescentes”
Meta
Até ao momento, apenas estava proibida para adolescentes a publicidade de bebidas alcoólicas, produtos financeiros, e para perda de peso. Os interesses e as atividades desses utilizadores também não podem ser utilizados como critérios para personalização de anúncios.
A nível geral, todos os adultos poderão escolher ver menos de algum tipo de publicidade a partir de Março. Também os adolescentes terão mais recursos para gerir os tipos de anúncios que veem no Facebook e no Instagram.
Mantenha-se atualizado de forma rápida e resumida ao subscrever a nossa newsletter!