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    Como a IA irá substituir os cookies de terceiros?

    Nos últimos anos, os cookies de terceiros têm desempenhado um papel crucial no marketing digital, permitindo que os profissionais de marketing segmentem as suas bases de dados com base em dados de navegação dos seus consumidores. No entanto, com o fim previsto dos cookies de terceiros em 2025, as empresas procuram agora alternativas para elaborar estratégias de marketing eficazes.

    O Impacto do Fim dos Cookies de Terceiros

    Os cookies de terceiros têm sido amplamente utilizados para rastrear o comportamento dos utilizadores online, permitindo que os profissionais de marketing desenvolvam anúncios altamente personalizados. No entanto, questões crescentes sobre políticas de privacidade e regulamentações, como o RGPD na Europa, levaram as empresas como a Apple, A Google e a Mozilla a restringir o uso dos cookies de terceiros por parte das empresas.

    A Revolução da Inteligência Artificial no Marketing Digital

    Perante este cenário, a Inteligência Artificial surge como a solução principal para substituir os cookies de terceiros. Ao contrário dos cookies, que dependem de dados explícitos de navegação, a IA consegue analisar grandes volumes de dados de forma contextual e preditiva, oferecendo insights valiosos sem comprometer a privacidade dos utilizadores. Abaixo, descreveremos como algumas empresas procederam para enfrentar o fim dos cookies de terceiros.

    Google’s Privacy Sandox e Topics AI

    Privacy Sandbox é uma iniciativa do Chrome e Android que visa proteger a privacidade dos utilizadores, enquanto disponibiliza ferramentas para que as empresas consigam desenvolver anúncios eficazes. Como substituto dos cookies de terceiros, a Google introduziu o Topics API, um algoritmo baseado em inteligência artificial. O Topics API analisa o histórico de navegação do utilizador de forma a identificar tópicos que representam os interesses semanais daquele utilizador. Quando o utilizador visita um site afiliado, a API partilha três tópicos do utilizador com as empresas, de forma a ajudá-las no desenvolvimento de anúncios. Após três semanas, o navegador elimina os topics e os dados de navegação do utlizador.

    API conversions

    Já a Meta introduziu a API conversions como resposta ao fim dos cookies de terceiros. Esta API estabelece uma conexão direta entre os dados de marketing de uma empresa (provenientes de servidores, websites, apps ou CRMs) e a Meta. Um exemplo prático do uso da API de conversões envolve o rastreamento de eventos do site – ações que os utilizadores fazem no website das empresas. Quando os utilizadores interagem com o website, os métodos de integração, como a API conversions e o Píxel da Meta, partilham essas ações com a Meta que depois ajuda o profissional de marketing a desenvolver anúncios personalizados no Facebook e Instagram.

    IBM Watson Advertising

    Com a IBM Watson é-lhe possível desenvolver campanhas publicitárias personalizadas sem recorrer a métodos invasivos de rastreamento. Ao recolher informações sobre as condições meteorológicas, a IBM Watson consegue exibir anúncios relevantes e oportunos para o utilizador.

    Estes anúncios são disseminados em várias plataformas digitais de forma a alcançar um público maior e mais qualificado. Estes são exibidos diretamente na aplicação The Weather Channel e no site Weather.com, garantindo que os utilizadores recebem mensagens relevantes enquanto consultam as condições meteorológicas. Além disso, são também distribuídos nos canais LG FAST e de diversos parceiros digitais da IBM Watson. Adicionalmente, podem ser integrados em sites de notícias especializados em meteorologia, blogs e outras plataformas que disponibilizem conteúdos relacionados com o tempo.

    Um exemplo prático desta aplicação é a e.l.f. Cosmetics, que utilizou a a aplicação The Weather Channel para ajustar os seus anúncios com base em previsões meteorológicas locais. Ao adaptar a mensagem de acordo com as condições climáticas, a e.l.f. Cosmetics aumentou a eficácia das suas campanhas publicitárias, promovendo os seus produtos Halo Glow Primer, durante o dia e em dias de mais sol. Esta estratégia não só aumentou a relevância dos anúncios para os consumidores como também aumentou a notoriedade da marca e a intenção de compra. Consulte o caso de estudo na íntegra aqui.

    Fonte: The Weather Company

    A inteligência artificial comprova, uma vez mais, ser uma aliada crucial no desenvolvimento de estratégias de marketing de sucesso.


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