O seu website não deve ficar estático no tempo. Saiba porque deve modernizar o seu website, acompanhando do mercado.
A IDC prevê que em 2026 a percentagem da população que utiliza a Internet ultrapasse os 94%, continuando a convergência com a média europeia. O número de compradores online em Portugal cresceu, em 2020 e 2021, situando-se em 2021 nos 52%. A IDC estima que em 2026 mais de 70% dos portugueses faça compras online.
25% das marcas vão estabelecer parcerias para construir centros de dados partilhados para facultar experiências inovadoras e reduzir os custos de aquisição de dados, e as
organizações serão forçadas a renovar o processo de autenticação dos seus clientes para reduzir atritos e reconhecer e autenticar clientes de forma segura dentro de cinco segundos desde a ligação (IDC FutureScape: Worldwide Future of Customer and Consumer 2022 Predictions).
Relativamente ao tipo de equipamento para aceder à internet, em 2021, o telemóvel ou smartphone e o computador portátil foram os principais equipamentos utilizados no acesso à Internet, 96% e 66% dos utilizadores de Internet, respetivamente.
Em 2021, 87% dos utilizadores de Internet pesquisaram informação sobre produtos ou serviços (Eurostat, Individuals – internet activities; E-government activities of individuals via websites; Internet purchases by individuals)
A atualização ou modernização é praticamente uma obrigação de todas as empresas dentro do cenário digital. E um dos canais que deve ser revisto é o website, de forma a poder aplicar no mesmo os recursos tecnológicos mais atuais.
Conheça 3 motivos para modernizar o seu website:
Motivo 1: Proporcionar uma melhor experiência ao potencial cliente ou cliente
Se aplicar as novas tecnologias do mercado ao seu website, conseguirá, por exemplo, melhorar a velocidade do mesmo e, por consequência, o seu potencial cliente ou cliente, conseguirá ver a informação que pretende de forma mais rápida. E quanto mais rápido ele conseguir aceder à informação, maior é a probabilidade de efetuar uma compra. Se o seu website não permite uma navegação rápida, os utilizadores acabam por desistir e visitar websites de outros concorrentes.
Motivo 2: Maior credibilidade
Como pode ver na introdução deste artigo, existem cada vez mais pessoas a aceder à internet, frequentemente, para procurarem informação sobre marcas, produtos ou empresas. Por esse motivo, é importante que o seu website transmita segurança, de modo a gerar credibilidade. Isso pode ser realizado através do certificado SSL e da inserção de páginas e ligações legais como Política de Privacidade, Termos e Condições e Livro de Reclamações.
Motivo 3: Diferenciar-se da concorrência
A forma como apresenta os seus serviços e a sua empresa na Internet é um ponto essencial.
Imagine que precisa de contratar uma gráfica para produzir algum merchandising que o seu designer fez. Faz uma pesquisa e entra em três ou quatro sites diferentes.
- No primeiro site, as fotografias eram pouco profissionais e estavam desfocadas, mas o preço era baixo.
- No segundo, o conteúdo fazia referência a um contexto antigo e as imagens pareciam não ter nenhuma relação com o serviço. Não tinha preço.
- No terceiro, as fotografias estavam atualizadas e o conteúdo também era bom, mas quando tenta fazer um pedido de informações, o formulário não funciona e não tem conhecimento da Política de Privacidade em relação ao tratamento dos seus dados.
- No quarto, o conteúdo estava atualizado, as imagens eram boas, o design era moderno e profissional. As informações estavam bem distribuídas e eram facilmente acessíveis e o preço era atrativo. O site não apresentava nenhum erro funcional.
Qual destes sites lhe passa mais confiança para que peça um orçamento ou para contratar o serviço? A comunicação visual e um website sem erros é fundamental para a sua empresa.