Sim, existem vários tipos.
Muitos empreendedores ou pessoas encarregues de levar a cabo o projeto de criação de um website não se apercebem de que existem vários tipos de websites.
Sim, todos eles têm a função final de serem um local seu na Internet – o seu espaço. Mas a forma como são “montados” varia conforme os seus objetivos.
Site de página única vs site de várias páginas
Embora existam outros aspetos que diferenciam os websites, esta é uma das diferenças mais relevantes num primeiro momento. O vídeo em baixo explica com clareza o que é cada opção e como cada uma se aplica a diferentes objetivos.
No fundo, se apenas procura um sítio onde colocar uma breve apresentação da sua empresa, com um formulário de contacto para angariação de potenciais clientes ou para pedidos de suporte, um site one-page poderá ser uma boa opção, altamente económica também. Aplica-se também para casos onde a empresa/organização tem muito pouco conteúdo.
O website one-page
Este website consiste, exatamente como o nome indica, numa única página. No menu principal, existirão ligações, mas para secções diferentes dessa mesma página web.
É assim indicado para empresas/organizações com pouco conteúdo e que não tenham uma grande capacidade de investimento inicial num espaço web.
O website multi-page
Novamente, tal como o nome indica, o website multi-page é um website constituído por várias páginas. As ligações são feitas de página para página e não só entre diferentes secções na mesma página. Este tipo de website é recomendado para empresas/organizações que já possuem um volume de conteúdos maior, tais como: sobre nós, fotografias das instalações, lista de serviços, descrição detalhada dos serviços, apresentação da equipa, etc.
Qual a melhor opção para mim?
Tendo em conta os fatores em cima apresentados, pare e reflita nas necessidades da sua empresa na web. Vai precisar de espaço para apresentar bem a empresa e cada detalhe da mesma? Vai investir tempo a criar conteúdos que posicionem bem a empresa perante o mundo digital? Vá pelo multi-page. Prefere apenas uma breve apresentação? Talvez apenas um texto curto de apresentação, com uma galeria pequena, uma lista de serviços e um formulário? Pondere criar um one-page.
Tudo é uma questão de adequação aos objetivos do seu negócio.