A evolução tecnológica a par com o aparecimento de novas plataformas, têm contribuído para o desenvolvimento de novas estratégias de marketing digital, inovadoras e mais complexas.
Se já está a pensar nas próximas estratégias de marketing, leia o artigo e fique a par das últimas Tendências de Marketing Digital.
Inteligência Artificial
Atualmente, os consumidores procuram respostas cada vez mais rápidas e assertivas. Este tipo de consumidor não quer perder tempo para obter uma resposta bastante simples. A AI vem desempenhar um papel importante nesse sentido, ao permitir o desenvolvimento de AI chatbots que estão disponíveis 24/24 e que entregam conversações personalizadas e consistentes.
E-commerce
O E-commerce continuará a ser uma grande tendência em 2024. A loja online ajuda-o a reter clientes, a expor a sua oferta, facilita o contacto com o público-alvo e fornece-lhe dados sobre o percurso do cliente na loja, resultando futuramente em estratégias de marketing personalizadas.
Vídeo-marketing e conteúdos de curta duração
Nas redes sociais são os post de vídeo (reels) que obtêm maior engagement. Estes vídeos podem ser: institucionais, informativos e publicitários. Devem ser de alta qualidade, envolventes e partilháveis. Trata-se de uma estratégia de marketing digital que aumenta de forma orgânica o tráfego da sua página.
Sustentabilidade e marketing ético
Estudos recentes demonstram que os consumidores valorizam cada vez mais os comportamentos sustentáveis. As empresas devem adquirir comportamentos comerciais sustentáveis e devem comunicar de forma transparente as suas políticas e ações. O caminho ético será certamente o melhor para o ajudar a construir uma marca de confiança.
Otimização a nível de SEO
O que significa o anúncio recente da Google acerca da remoção dos cookies de terceiros no Chrome até ao final deste ano?
Primeiro é preciso perceber que, quando o consumidor aceita a política de cookies, este está a dar permissão à empresa para rastrear o seu comportamento online. É através desta recolha de dados que as empresas têm conseguido desenvolver perfis de consumidor aprofundados com o objetivo de apresentar publicidades mais adequadas.
Após essa alteração, a obtenção de dados sobre o comportamento do consumidor online será limitada e consequentemente, irá afetar a eficácia das campanhas publicitárias. Por isso, não há nada melhor como se preparar e, perceber que práticas pode já adotar para chegar ao consumidor, através de estratégias não pagas e em que os consumidores vêm até si e não o contrário. Para tal vamos destacar algumas técnicas para otimizar o SEO do seu website:
- Pesquisar palavras-chaves e tópicos tendência para que possa produzir conteúdo interessante
- Atualizar as imagens, vídeos e textos de forma a refletirem a situação atual
- Os títulos e descrições de cada página devem ser claros e descritivos para que o utilizador perceba do que se trata a página
- Incluir tags alt às imagens do seu website
Inspire-se e utilize estas estratégias de marketing digital para potencializar o seu negócio em 2024!