Não é novidade que as datas comemorativas existentes ao longo do ano têm influência nos resultados de um site de vendas.
Portanto, estabelecer uma estratégia adequada para cada data comemorativa pode fazer uma enorme diferença no final de cada mês, pois nas datas especiais existe um aumento de considerável e que deve ser aproveitado.
Das muitas datas comemorativas, o Dia dos Namorados é uma das mais marcadas pelo aumento da procura de produtos. Neste artigo vai encontrar dicas para potenciar as vendas para o Dia dos Namorados no seu website.
Quais os pontos a analisar para potenciar as vendas para o Dia dos Namorados?
Quem é o seu público
Um ponto bem importante é saber quem são os seus consumidores, visto que a maioria das ações realizadas estão direcionadas para que a mensagem chegue ao público certo. Isto é realizar campanhas e práticas feitas aleatoriamente pode pôr em risco o alcance dos resultados pretendidos e dificultar as vendas para o Dia dos Namorados.
Análise de mercado e Concorrência
A análise de mercado é principalmente um estudo de produtos que pode interessar em termos de produção e comunicação.
Conhecer a concorrência também traz os seus benefícios. Saber o que a concorrência está a oferecer aos seus clientes pode auxiliar nas suas próprias estratégias, podendo assim fortalecer a sua campanha para o site de vendas com estratégias mais eficazes em comparação com a concorrência.
Para além disso, também é possível evitar que a sua campanha seja similar à campanha da concorrência.
Campanhas de Email Marketing
Outro canal que potencia as vendas é o email marketing. Neste caso, a lista de contactos é um recurso que deve ser bem aproveitado para gerar vendas nas datas comemorativas.
Os contactos presentes na lista são na sua maioria consumidores que acompanham a evolução do seu negócio. Campanhas de email marketing devem ser elaboradas tendo em conta as suas preferências para conseguir despertar o interesse para a compra.
Personalize as suas redes sociais
A divulgação de uma campanha de vendas nos vários canais da marca oferece mais vantagens do que somente pelo site de vendas. Um desses canais a ter em conta são as redes sociais, pois representam uma boa percentagem de conversão, alcançam um público maior e permitem uma comunicação mais direta.
Em alguns casos através do feedback dos consumidores nas redes sociais acerca dos produtos é possível convencer outros consumidores na compra de certos produtos.
Design Atrativo
Neste caso, a imagem vale por mil palavras. A elaboração de conteúdos atrativos relativamente a cada campanha dá um toque de criatividade ao seu negócio.
A produção gráfica deve ser feita de acordo com cada canal onde o negócio se insere. Portanto, será necessário desenvolver vídeos promocionais para o site, novas publicações para as redes sociais, o design para email marketing, entre outros.
Fidelização dos clientes
Lembre-se sempre dos seus clientes habituais, eles constituem o pilar do seu negócio, seja no dia-a-dia ou em datas especiais. Ter uma especial atenção com os clientes habituais transmitirá a imagem de um negócio que se preocupa com os seus clientes e que se preocupa em fornecer os melhores produtos e serviços.
Atendimento de qualidade
Nas datas comemorativas, esteja preparado para o aumento da procura dos seus produtos. Fortaleça os canais de comunicação do seu negócio, bem como otimize o sistema de compra e pagamento. Mantenha-se disponível para responder a possíveis dúvidas ou para solucionar algum problema do consumidor em qualquer parte do processo.
Aposte num bom serviço de entrega e na capacidade do stock
Do que vale uma boa campanha se o serviço de entregas não for bom o suficiente? Mesmo que os produtos sejam de ótima qualidade, o cliente pode não ficar satisfeito se o serviço de entrega se tornar numa experiência desagradável.
Como por exemplo, receber uma compra para o dia dos namorados um dia depois ou mesmo receber a encomenda com algum dano. Portanto, é importante garantir que dispõe de um bom serviço de entrega.
Planear a sua estratégia de e-commerce para as datas comemorativas também ajuda a fazer um melhor controlo dos produtos. Planear de forma realista e antecipada a capacidade de produtos necessários irá evitar vários contratempos. É melhor sobrar do que faltar.
Conclusão
Antes de mais nada é preciso realizar um planeamento antecipado.
Um bom planeamento é uma das estratégias principais para o seu negócio, assim como é necessário realizar uma análise dos resultados de cada ano. Pode também ser elaborado um plano de campanhas relacionadas com datas comemorativas, um plano que faça sentido para o seu negócio.
Se quer ter sucesso veja também 5 Estratégias para a sua Loja online.
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