Existem diversas ferramentas para o profissional de marketing digital, úteis e gratuitas.
Seja ao nível da gestão de redes sociais, email marketing, SEO ou análise de métricas, os profissionais necessitam de ser versáteis e, por isso, enumeramos 8 ferramentas que são essenciais utilizarmos para melhorar os nossos resultados.
- SEMrush
O SEMRush analisa resultados orgânicos e resultados Adwords do Google. Esta ferramenta é ideal para traçar uma estratégia de SEO e de conteúdos. Permite analisar palavras-chave, acompanhar concorrentes, pesquisar e avaliar anúncios, ver dados de redes sociais e ainda criar campanhas de vídeos. Esta é uma das ferramentas para o profissional de marketing digital.
- Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que disponibiliza métricas e relatórios importantes sobre o seu website ou blog. Permite analisar quais são as estratégias que estão a gerar bons resultados e os canais que geram melhor retorno sobre investimento.
- KWFinder
O KWFinder é uma ferramenta de análise de palavras-chave e nichos de mercado. Permite analisar diferentes mercados, volumes de pesquisa por palavra-chave e analisar a concorrência em Search Engine Optimization (resultados orgânicos do Google).
Esta é uma ferramenta disponibilizada pelo Neil Patel, considerado pela Forbes um dos 10 marketers mais influentes.
Nesta ferramenta é possível efetuar uma pesquisa sobre o domínio de qualquer website e obter informações sobre as estratégias de SEO, marketing de conteúdo e marketing social. Além disso, permite pesquisar por sugestões de palavras-chave e respetivas informações sobre o volume de pesquisa, a concorrência e até mesmo tendências sazonais para cada palavra-chave, tal como sugere ideias de conteúdo que gerem mais partilhas.
Esta é mais uma das ferramentas disponibilizadas pela Google.
Os seus relatórios ajudam a avaliar o tráfego e o desempenho da pesquisa do website, corrigir problemas e fazer com que este se destaque nos resultados da pesquisa Google.
Permite otimizar o conteúdo através da avaliação das pesquisas realizadas no website, receber alertas sobre eventuais problemas e obter informações detalhadas de rastreio, indexação e publicação sobre as páginas.
Esta é uma plataforma “freemium” que permite o agendamento de conteúdos nas redes sociais.
É possível configurar diversas contas diferentes e de redes sociais diferentes, como o Instagram e o Linkedin, e esta ferramenta procede À sua publicação na hora e data pretendida.
7. MailChimp
O MailChimp é das plataformas de email marketing mais conhecidas.
Permite não só criar campanhas de email marketing facilmente, seja com templates disponibilizados ou de forma personalizada, receber dados estatísticos das campanhas,
É bastante simples e tem um ótimo custo-benefício.
Os principais recursos são:
- Ferramenta de CRM;
- Segmentação de listas de contacto;
- Criação de listas de públicos semelhantes (lookalike);
- Personalização de e-mails;
- Automação de envios de e-mail marketing;
- Testes A/B para e-mail marketing;
- Criação de formulários de cadastro;
- Criação de landing pages;
- Criação de publicações em redes sociais e anúncios na web;
- Mais de 100 templates para e-mails e landing pages;
- Editor de imagens para campanhas de marketing;
- Integração com outras plataformas de marketing e gestão;
- Relatórios de desempenho;
- Dicas e insights de otimização das campanhas.
8. Social Planner Tool
O Social Planner Tool em semelhança do buffer permite comunicar em todas as redes sociais a partir de um só local. A plataforma permite agendar todas e quaisquer publicações na maior parte das redes sociais disponíveis.