Mais do que marcar presença nas diferentes plataformas do meio digital, atualmente, mais importante ainda é conseguir passar os valores da empresa de forma a cativar o público-alvo. Com base neste contexto, neste artigo vamos perceber o que é o marketing de conteúdo.
Estar presente no meio digital já não se trata simplesmente de uma tendência, mas sim de um meio estratégico e de investimento adotado pelas empresas que querem chamar a atenção do público e destacar-se dos concorrentes. Segundo o INE, 89% das famílias portuguesas têm acesso à internet. Isto comprova a necessidade de estarem mais perto dos consumidores.
Com o grande volume de serviços e produtos presente todos os dias nos meios digitais, os consumidores tornaram–se mais exigentes, mais conscientes e mais atentos à qualidade e relevância das opções apresentadas pelas empresas.
Portanto, para ganhar mais visibilidade junto dos consumidores online é necessário recorrer ao marketing. Para alcançar este objetivo, é importante que saiba o que é o marketing de conteúdo.
O que é o marketing de conteúdo?
O conceito de marketing de conteúdo nada mais é do que um conjunto de estratégias com o objetivo de atrair e captar a atenção do público alvo através de conteúdos relevantes. São vários os exemplos de conteúdos produzidos pelas empresas que têm como propósito entregar valor ao público-alvo de forma indireta e sem pressões.
O melhor conteúdo é sempre aquele que tem a intenção de resolver algum problema, informar ou esclarecer dúvidas. Ter um público-alvo satisfeito com conteúdos de valor pode proporcionar uma imagem positiva associada à marca e com isso terá mais resultados em termos de confiança, notoriedade e aumenta a probabilidade de o público-alvo se transformar em clientes.
Vantagens do marketing de conteúdo
- A perceção positiva que o público alvo cria em relação à marca aumenta a sua pré-disposição para criar e manter uma relação mais pessoal com a marca;
- Aumenta a notoriedade, pois ao divulgar conteúdos relevantes, o próprio público tende a fazer uma maior divulgação para outros contactos;
- Impulsiona as vendas, na medida em que os conteúdos podem acompanhar o público alvo em todo o processo, garantindo mais confiança para a tomada de decisão sobre algum serviço e/ou produto.
Tipos de conteúdo
Um dos meios digitais onde o marketing de conteúdo se encontra presente em grande volume são as redes sociais. O Facebook, Instagram e LinkedIn são algumas das plataformas utilizadas pelas empresas, pois têm um maior alcance na divulgação dos conteúdos. Nestas plataformas podemos encontrar diferentes formatos de conteúdos como:
- Texto, por vezes através de ebooks para download em .pdf;
- Fotos e Elementos gráficos, tais como infográficos;
- Vídeos.
Quer saber mais sobre como as Redes Sociais podem impulsionar o seu negócio? Descubra neste artigo.
A divulgação de conteúdos também pode ser realizada em Blogs ou Websites, que consiste na publicação de artigos com o intuito de partilhar informações e outros conteúdos com temas relevantes para o público.
Conclusão
O marketing de conteúdo representa um papel importante na estratégia de qualquer empresa sendo que estar no meio digital não significa apenas estar em todas as plataformas, mas sim criar, cativar e manter uma relação mais próxima com público alvo.
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