Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Devo criar a minha loja em Prestashop ou Shopify?

Neste artigo, vamos comparar o uso de PrestaShop ou Shopify para ajudá-lo a decidir qual plataforma vai usar para a criação da sua loja online. Mas antes vamos esclarecer o que são.

O que é a Prestashop?

É uma plataforma de comércio eletrónico de código aberto, com a possibilidade de implementar complementos de funcionalidade, para além de já trazer um ótimo conjunto de recursos de raiz (gestão de produtos, relatórios, etc.). É uma solução escalável.

O que é o Shopify?

É um Software as a Service. É um construtor de loja que permite arrastar e soltar os elementos que pretende para criar a sua loja online, de forma intuitiva. Caracteriza-se por ser muito fácil de usar. Apesar de apresentar algumas opções de personalização, as opções não são tao extensas quanto desejável.

O que é um Software as a Service?

Significa que está alojado no servidor de um fornecedor, acessível remotamente (por exemplo, através de um web browser), e cuja faturação é feita sob forma de subscrição. Neste caso, não é o proprietário completo da sua loja e dos seus dados, tendo de pagar uma taxa para poder preservá-los.

Diferenças entre as duas plataformas, de acordo com diversos fatores

  • Preço

Para criar uma loja online em Prestashop são necessários alguns conhecimentos técnicos e poderá surgir a necessidade de contratar um agência para desenvolver a sua loja com base nesta plataforma. Por esse motivo, poderá exigir um investimento inicial maior, mas os custos recorrentes posteriores não serão elevados. Não será cobrada nenhuma percentagem sobre as suas vendas.

O Shopify oferece 14 dias de teste gratuito, mas após esses dias terá que pagar uma taxa mensal dependendo do seu plano de assinatura e, a longo prazo, pode ainda ficar mais caro do que se tivesse optado por uma loja online em Prestashop.

  • Dimensão do negócio

A PrestaShop é adequada tanto para iniciantes que querem lançar o seu negócio online pela primeira vez, como para grandes lojas online com um catálogo de produtos muito mais extenso.

Já o Shopify, por outro lado, é uma solução muito orientada para principiantes e pequenos retalhistas.

  • Flexibilidade

Na plataforma PrestaShop praticamente tudo pode ser editado, modificado e adaptado ao seu negócio. Tem opções ilimitadas em relação a integrações, personalização e funcionalidades.

O Shopify é um software de código proprietário e, portanto, não lhe dá acesso ao código no caso de querer modificar a funcionalidade.

  • Propriedade

Ao contrário das soluções SaaS como o Shopify, o software de código aberto da PrestaShop permite-lhe ser o proprietário exclusivo dos seus dados, vendas e gestão.

Conclusão

A plataforma certa para o seu negócio depende das suas necessidades e do orçamento disponível. Se está à procura de uma plataforma fácil de usar, que não requer conhecimentos técnicos, o Shopify é a melhor opção. Por outro lado, se quer uma plataforma que possa oferecer o máximo de personalização e capacidade de venda, a PrestaShop será a escolha mais adequada.


PUB
Total
0
Shares
Artigos relacionados