Nas lojas físicas, o cliente pode experimentar, tocar e sentir o produto, mas numa loja online isso não é possível. Numa loja online, as boas imagens fazem a diferença para vender pela internet e são ainda mais importantes em alguns setores de atividade específicos, como por exemplo, as lojas online de moda. Conheça, neste artigo, algumas dicas para fotografar produtos para loja online. A experiência sensorial pode ser aproximada através de fotografias dos diversos ângulos dos produtos, por exemplo, assim como com a representação real da cor do produto.
Neste artigo, vamos deixar algumas dicas para fotografar os seus produtos, de forma autónoma, mas queremos deixar a importante nota que este método não substitui a contratação de um fotógrafo profissional, se tiver capacidade de investimento para isso. Esta é uma alternativa mais económica para quem ainda está a dar os primeiros passos 📸
4 Dicas para fotografar produtos para loja online – para iniciantes
Se não tem uma câmara profissional ou semiprofissional, não se preocupe, também há a possibilidade de fotografar através do seu telemóvel. No entanto, deverá adquirir um Photo Studio Box, um mini estúdio fotográfico que pode ser montado em menos de 5 minutos.
É claro que com as câmaras profissionais conseguiria um resultado com melhor qualidade, mas com os smartphones de hoje em dia também já é possível tirar boas fotografias. Passemos então às nossas dicas para fotografar produtos para loja online.
1. Montar um mini estúdio fotográfico
Se ainda não conseguiu comprar o Photo Studio Box, é possível criar um mini estúdio caseiro para fotografar produtos. Para isso, use uma mesa ou outra superfície que sirva de base e cole um papel EVA branco ou cartolina na mesa e na parede, de modo a que fique levemente curvado para dar a sensação de fundo infinito. Escolha um ambiente com uma boa luz, como por exemplo, lugares próximos de portas e janelas.
2. Usar um tripé
Com um tripé, poderá evitar movimentos que geram fotografias tremidas. Dessa forma, irá conseguir obter fotografias mais nítidas. Para além disso, o uso do tripé irá permitir que todas as imagens sejam feitas exatamente no mesmo lugar, à mesma distância, o que gera uma coerência visual. É essencial que o tamanho das fotografias seja o mesmo e que elas tenham coerência. Ou seja, irá mostrar que tudo está em harmonia.
3. Editar as fotografias
Depois de tirar as fotografias, deve retocar as imagens. Se necessário, pode modificar um pouco o brilho e o contraste em qualquer ferramenta online, como por exemplo, o Pixlr.
4. Deixar espaço vazios
Lembre-se de deixar espaços vazios ao redor do seu produto, à exceção das fotografias de detalhe dos produtos. Isso dará contexto ao produto e o utilizador poderá imaginar melhor como ficará o artigo na realidade.
Porque a fotografia de produtos é tão importante para o e-commerce?
O ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”, nunca fez tanto sentido. A imagem é a primeira coisa que o utilizador vê numa página de produto. Veja os motivos abaixo:
1. É uma forma de credibilidade
O crescimento do mercado digital faz com que existam cada vez mais players online, por isso as imagens devem ser utilizadas como algo que diferencia a sua marca. No universo digital, a qualidade da fotografia de produtos é o que dá credibilidade. Por esse motivo, uma boa fotografia pode ser importante para aumentar as vendas online.
2. Permite ter uma impressão mais realista do produto
As fotografias são cruciais para que o cliente tenha uma impressão mais realista do objeto, e é importante fotografar a partir de diferentes ângulos. Deverá fotografar a melhor perspetiva do objeto para que o consumidor consiga formar a imagem em três dimensões na mente dele. A fotografia deve mostrar o tamanho, o formato e o design de seu produto.
Uma boa técnica para dar noção sobre a dimensão do produto é incluir na fotografia algo que tenha medidas já conhecidas. Quanto mais informações o cliente tiver sobre o produto, mais satisfeito ele ficará e é mais provável que compre.
Como usar uma caixa de luz caseira para fotografias de produtos?
O mais importante ao tirar fotografias para e-commerce é evitar criar sombras desnecessárias que podem ocultar características básicas do artigo e confundir o cliente.
Veja o nosso passo a passo:
1. Pegue numa caixa de papel-cartão quadrada e corte as abas — o tamanho dependerá do tamanho do objeto que queira fotografar.
2. Com a abertura da caixa voltada para si, recorte um quadrado nas laterais direita e esquerda e também na superfície superior.
3. Cole um papel branco semitransparente (por exemplo, aquele papel que é utilizado por algumas marcas para embrulhar as roupas) em cada quadrado recortado a partir da superfície exterior.
4. Cole uma cartolina branca desde o fundo da caixa, formando um pequeno tapete direcionado à abertura principal da caixa
5. Coloque três focos de luz, um de cada lado da caixa e outro acima. A ideia é que a luz trespasse as folhas semitransparentes e ilumine uniformemente o produto. Pode ser luz natural, isto é, a luz do sol ou pontos de luz artificiais, como luminárias. O ideal é que as lâmpadas utilizadas sejam de cor branca.
E não se esqueça: No final, faça um pequeno retoque de luz no Photoshop ou outra ferramenta de edição.
Equipamentos necessários para fotografar produtos para e-commerce
Se já está há algum tempo no mercado e tem capacidade de investir um pouco mais nas fotografias, veja os principais equipamentos necessários para fazer boas fotografias para o seu e-commerce:
- Câmara fotográfica ou telemóvel com uma boa câmara;
- Tripé;
- Fonte de luz (lâmpadas, soft box ou set lights, entre outros);
- Timer;
- Tela branca;
- Refletor.
Mas lembre-se que, tão importante quanto ter o equipamento é dominá-lo. Invista em formação/aprendizagem de algumas técnicas de fotografia e faça testes para definir qual o estilo de imagem que é mais adequado para o seu e-commerce. Isso ajudará a criar a sua própria identidade visual.
Como escolher um curso para fotografia de produtos para e-commerce?
Veja as dicas que lhe trazemos para escolher um curso/formação para fotografar produtos.
1. Prefere aprender de forma presencial ou online?
Deve avaliar o tempo disponível que tem para gastar com essa formação. Normalmente, as formações presenciais são mais longas. Por vezes, as pessoas escolhem a forma presencial por acreditar que a sua concentração será maior e é mais fácil para o esclarecimento de dúvidas, no entanto, a grande vantagem dos cursos online é que pode focar-se no que realmente interessa e escolher assistir às aulas mais importantes para si. Mais do que isso, tem a possibilidade de rever as aulas. No caso de um curso de fotografia, este ponto é ainda mais importante, pois pode ver as aulas uma primeira vez, depois, experimentar os equipamentos e, caso tenha alguma dificuldade, volta a ver as aulas.
Para além disso, se optar por um curso online, poupa em combustível e tempo. Mas não só! O custo do próprio curso também é menor.
2. Analise previamente os conteúdos que serão abordados
Se o seu objetivo principal for fotografar produtos para uma loja online, não escolha um curso que apenas ensine técnicas de fotografia ao ar livre, por exemplo.
3. Verifique a opinião de outros alunos
Pesquise a opinião de outros alunos em fóruns sobre o assunto, redes sociais, comentários e até mesmo em grupos destinados à fotografia.
4. Verifique a disponibilidade de acesso
Verifique se o acesso aos materiais e vídeos só pode ser realizado num determinado tempo ou se é possível assistir mais de uma vez, de forma vitalícia. Prefira sempre aqueles cursos que disponibilizam acesso ilimitado. Isso facilitará a aprendizagem e proporcionará uma maior liberdade.
Como tirar boas fotografias para um e-commerce de moda?
Se vende roupas pela internet, deixamos algumas dicas extra, específicas para esse setor de atividade:
- Utilize um(a) modelo: se vende roupas, aconselhamos que mostre os seus produtos em efetivo uso. É uma forma de mostrar como a roupa fica no corpo.
- Escolha alguém que combine com o seu posicionamento: ao selecionar a pessoa que representará a sua marca, tenha o cuidado de escolher alguém que tenha o mesmo estilo e que se enquadre com os seus valores.
Se gostou destas dicas sobre fotografia de produtos, conheça as nossas 5 dicas para vender mais no Dia da Criança e tenha ainda mais sucesso com a sua loja online!