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    O que é o marketing visual: 4 tipos de conteúdo visual

    marketing visual

    O marketing visual é uma estratégia muito importante, principalmente para lojas online. Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de conteúdo visual.

    Mas antes, vamos explicar o que é o marketing visual: é qualquer forma de comunicação que se baseie num elemento visual para chegar ao público e promover a sua marca. Ou seja, fotografias, vídeos, imagens, posts em redes sociais e diversos outros recursos podem ser definidos como ferramentas de marketing visual. Neste contexto, podemos dizer que o marketing visual digital desempenha o papel de construir a imagem da sua marca no mundo online através de elementos visuais, à semelhança do que acontece com os elementos físicos: o cartão de visita e a fachada da sua empresa.

    Segundo um relatório recente da HubSpot e da Venngage, os infográficos, ilustrações e fotografias de banco de imagens são os tipos de conteúdo visual mais populares entre os profissionais de marketing.

    Saiba mais: O que é o marketing digital?

    Sabia que 90% da informação processada pelo nosso cérebro é visual? Ou seja, se tem a intenção de ser memorável para o seu público-alvo, tem que apostar numa estratégia de marketing visual.

    Qual o maior desafio do marketing visual?

    O maior desafio é: conseguir montar, de acordo com a identidade visual da marca, artes que possam transmitir uma mensagem com poucas informações textuais, com os elementos em harmonia e que seja atrativa aos olhos do cliente.

    Quais são os principais tipos de conteúdo visual?

    Agora que já sabemos o que é marketing visual, vejamos abaixo os principais conteúdos que podem compor a estratégia de comunicação e divulgação da sua marca.

    1. Imagens

    Inclua fotografias de produto na sua loja online.

    Sabia que o cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto?

    Por esse motivo, na sua loja online, deve incluir fotografias dos produtos, não só nas páginas dos produtos, mas também na página inicial, em artigos de blog e, até mesmo, na página Sobre.

    Mais do que fotografar os produtos de forma isolada, deve adicionar outros elementos complementares na sua loja online: mostre os artigos em uso (por exemplo, se vende roupas, fotografe-as em modelos) e peça testemunhos e imagens a clientes existentes. Quanto a esta última dica, pode fazer uma campanha de conteúdo gerado pelos utilizadores nas redes sociais, na qual as pessoas partilham imagens em que aparecem a usar os artigos. É uma forma de humanizar!

    2. Infográficos

    O uso de infografia ajuda-o a melhor comunicar a sua mensagem.

    Os infográficos combinam elementos visuais e textuais num só lugar.

    De modo geral, este formato de conteúdo visual apresenta dados, estatísticas e comparações. No caso das lojas online, pode fazer infográficos para contrapor dois produtos que geram dúvidas nos consumidores, por exemplo, para ajudá-los a decidir em função das suas necessidades, objetivos ou estilos.

    O uso de infográficos serve para quebrar grandes caixas textuais. Dessa forma, o conteúdo não fica aparentemente cansativo.

    3. Vídeos

    O uso de video aumenta a taxa de conversão.

    O marketing de vídeo está a dominar o mundo digital e as lojas online precisam de acompanhar esta tendência para aumentar a sua taxa de conversão. Pode incluir vídeos no seu website e nas redes sociais: como por exemplo, vídeos de pessoas a usar os produtos, guias de instruções, entrevistas a clientes satisfeitos e bastidores de como os artigos são produzidos ou embalados para entrega, por exemplo.

    As redes sociais mais focadas em vídeo são o YouTube e o TikTok. Nas descrições dos vídeos, pode adicionar descrições com as palavras-chave mais importantes para o seu setor de atividade. Dessa forma, aumenta a possibilidade de aparecer nos principais resultados.

    4. GIFs e memes

    GIFs e memes tornam a sua comunicação divertida e interativa.

    Os GIFs (pequenas animações em vídeo) e os memes (composição de imagem e texto) são formatos de marketing visual que ganharam adeptos há alguns anos nas redes sociais. Por norma, são usados por marcas que pretendem trazer um tom divertido às suas publicações em redes sociais. A maioria das marcas que adotam este tipo de conteúdo visual têm como público-alvo adolescentes e jovens adultos.

    Saiba mais: 3 novidades das redes sociais – TikTok, Instagram e Clubhouse

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    A Lendarius apresenta diversos serviços de produção de conteúdo visual que podem fazer toda a diferença na performance da sua marca, principalmente no digital . Entre em contacto com a agência e peça já o seu orçamento!


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