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    Seguidores e alcance: o caso específico do Instagram e 3 fatores de alcance

    seguidores e alcance

    O Instagram tem vindo a crescer em Portugal, com 61% dos utilizadores da Internet no nosso país a ter uma conta ativa nesta rede social, ou seja, 4,9 milhões.

    Pertence à Meta (empresa que detém também o Facebook) e foca-se na partilha de imagens e vídeos. Recentemente também apostou nas transmissões em direto. No entanto, são as “Stories” que cativam mais público.

    Mas no caso específico do Instagram, qual a relação entre seguidores e alcance? Muitos seguidores são sinónimo de muito alcance?

    O que influencia o alcance no Instagram?

    O alcance orgânico das publicações é totalmente dependente do algoritmo do Instagram, que determina onde e para quem as suas publicações irão aparecer. Se publicar algo que as pessoas que seguem o seu perfil não gostem, será muito difícil atingir um alcance satisfatório.

    Existem 3 fatores principais que determinam o alcance e a posição do seu post:

    • Envolvimento: quantas pessoas interagiram salvaram, comentaram, partilharam e gostaram. Quanto maior o seu envolvimento, maior será a sua classificação.
    • Velocidade de engagement: Se o envolvimento mencionado acima for rápido, terá muito mais exposição.
    • Tempo de publicação: os posts mais recentes tendem a ser melhor classificados em comparação com os antigos.

    Existem ainda outros fatores que o algoritmo do Instagram tem em conta, como por exemplo, os utilizadores que passam tempo a ver as suas publicações, a frequência com que os utilizadores interagem com as suas publicações, a localização, entre outros.

    O que é mais importante para um bom alcance?

    Não terá excelentes resultados se apenas estiver focado no número de seguidores. Ou seja, abordando aqui a relação entre seguidores e alcance, muitos seguidores não são sinónimo de bom alcance. Deverá focar-se na qualidade do conteúdo, porque o Instagram distribui conteúdo do interesse de cada público.

    Também é levado em consideração o tempo que um único conteúdo prende a atenção de quem o lê. Este fator demonstra que aquele conteúdo tem valor e, automaticamente, a publicação aparecerá para mais pessoas.


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