Hoje, os profissionais de marketing recorrem à fonte de informação mais confiável, que são os dados reais acerca do seu cliente, para orientar as suas estratégias de marketing. No entanto, muitas empresas ainda não sabem onde encontrar esses dados relevantes ou simplesmente não têm ferramentas que as auxiliem nessa tarefa. Existem profissionais que ainda não sabem aceder, analisar e comparar as informações que têm em seu poder.
Este artigo é útil para essas empresas e profissionais, pois vamos apresentar os principais desafios de Data-Driven Marketing e dicas para ultrapassar os mesmos.
Desafio 1 de Data-Driven Marketing – Recolha de dados
Este desafio surge precisamente por não saberem, à partida, onde podem ser recolhidos os dados.
Saiba onde pode recolher dados:
- No seu software CRM
- No Google Analytics, quando está integrado com o seu website
- Nos relatórios das campanhas que faz online em redes sociais ou no Google
- No seu sistema ERP
- Entre outros sistemas e ferramentas!
Saiba que dados pode recolher:
- Informações do perfil de clientes ou potenciais clientes
- Necessidades de serviços através das páginas que os utilizadores mais acederam no seu website
- Interesses em determinados produtos, de acordo com a interação do utilizador na sua loja online, como por exemplo, adição ao carrinho, adição à lista de desejos, etc.
- Se já tiveram contacto com a sua empresa ou não, através dos relatórios de interação dos anúncios digitais
- E muito mais!
Desafio 2 – Dados atualizados
Só faz sentido orientar as suas estratégias de marketing com base em dados se os mesmos se mantiverem atualizados. O ideal é utilizar ferramentas que registem dados e permitam visualizar dados em tempo real. Caso não seja possível, deve ter o cuidado de atualizar os dados de acordo com uma rotina aceitável, pode ser uma rotina diária ou semanal, mas evite alargar essa rotina para mensal.
Desafio 3 – Cruzar dados para chegar a conclusões assertivas
Em muitas empresas, o que acontece é que os dados estão armazenados de forma dividida, por delegações, equipas e departamentos. Isto dificulta os profissionais de marketing na definição correta do seu público-alvo e numa visão clara e completa do retorno das suas estratégias de marketing.
Para ultrapassar este desafio, será necessário:
- Definir procedimentos para registo e passagem de dados entre departamentos e delegações
- Integrar o Google Analytics com o seu website e com a sua plataforma de e-mail marketing
- Integrar a sua plataforma de e-mail marketing com o seu website
- Utilizar um CRM web based, integrado com o seu ERP e com a sua plataforma de e-mail marketing
- Integrar o seu ERP com a sua loja online
- Configurar o pixel do Facebook no seu website
Veja alguns projetos de integração de loja online com ERP:
O Data-Driven Marketing permite conhecer preferências, motivações e comportamentos dos clientes e potenciais clientes. Esses dados devem ser usados para orientar as decisões da equipa de marketing e para definir as mensagens a serem comunicadas, assim como permitem identificar algumas tendências.