Ser mais produtivo significa terminar as tarefas em menos tempo, com melhor desempenho. E que tal fazer uso de ferramentas que podem auxiliar na atribuição de tarefas, na partilha de documentos e na comunicação interna? Com estas ferramentas, o uso de recursos torna-se mais eficiente, uma vez que é mais fácil definir prioridades e otimizar a rotina empresarial.
Fizemos uma lista com 6 ferramentas que vão ajudar a aumentar a produtividade das suas equipas e contribuir para o crescimento da sua empresa.
6 Ferramentas para Melhorar a Produtividade
1. Forest
A app Forest é ideal para melhorar o seu rendimento e está disponível no telemóvel ou no computador. Sempre que inicia uma tarefa, é plantada uma “semente virtual”. Se o utilizador conseguir ficar focado na tarefa pelo menos durante 30 minutos, a planta cresce até se tornar uma árvore. Caso não consiga manter o foco, a planta irá morrer.
É uma ferramenta adequada para todos aqueles que precisam de um estímulo visual e um incentivo extra para serem mais produtivos.
2. Dropbox
O uso de ferramentas na nuvem para partilha de documentos pode ser uma mais valia para a produtividade da empresa. Os arquivos deixam de estar desorganizados para passarem a ficar armazenados no sistema, com a possibilidade de serem facilmente acedidos pelos colaboradores. A Dropbox pode simplificar o dia de trabalho, pois dá acesso aos documentos, em qualquer momento e em qualquer lugar.
Ao utilizar esta ferramenta, os colaboradores não precisam de se deslocar de um departamento a outro para buscar um determinado documento.
3. Trello
O Trello é ideal para gerir tarefas baseadas em “listas”, em que é possível delegar trabalhos a vários colaboradores e estar a par do ponto de situação de diferentes projetos numa só plataforma.
Para além disso, em cada tarefa é possível adicionar comentários, anexos e datas de conclusão.
4. Wunderlist
O Wunderlist é uma ferramenta gratuita onde é possível organizar todas as tarefas do dia-a-dia, seja no âmbito empresarial ou pessoal. É possível a criação de diversas listas e a sua partilha com outras pessoas, tal como a criação de tarefas, atribuição de prazos para conclusão, notas, pastas, lembretes e carregamento ficheiros. Funciona como uma lista e assim que uma tarefa é concluída basta marcá-la como tal para desaparecer da dashboard. No entanto, como muitas tarefas tem informações agregadas, é sempre possível ter acesso às tarefas previamente marcadas como concluídas.
Está disponível para iPhone, iPad, Mac, Android, Windows, Kindle Fire e Web.
5. ToDoIst
O Todoist é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado. Esta ferramenta permite ter uma visão geral de tudo o que tem para fazer. Facilmente adiciona e organiza tarefas, cria datas de vencimento recorrentes, lembrando da tarefa que deve cumprir todas as segundas-feiras, permite a atribuição de níveis de prioridade e definição de objetivos.
Possui integrações com o calendário do Google, Dropbox, Google Drive, entre outras.
6. Rescue Time
Quer saber quanto tempo gasta a navegar em cada aplicação ou website no seu computador ou smartphone? O RescueTime é uma ferramenta que ajuda na gestão de tempo que mostra estas informações e ajuda a perceber quanto tempo gastamos nos dispositivos.
Estes dados podem ser visualizados em painéis intuitivos que ajudam a identificar onde efetivamente gasta o seu tempo permitindo melhorar a sua organização.