O Google My Business é uma ferramenta da Google que permite destacar o seu negócio nos resultados de pesquisa. É um perfil da sua empresa, que pode incluir várias informações:
- Nome da empresa;
- Contacto telefónico (o utilizador apenas precisa de clicar num botão para ligar para a sua empresa);
- Website;
- Localização (irá aparecer no Google Maps);
- Produtos e/ou serviços disponíveis;
- Horário de funcionamento;
- Fotografias (de perfil, de capa, podendo também incluir as fotografias das instalações, dos seus colaboradores, entre outras);
- Ofertas;
- Eventos;
- Entre outras.
Os utilizadores podem avaliar a sua empresa e partilhar a sua opinião, à qual também a sua empresa poderá responder.
A criação do perfil da empresa no Google é muito importante caso o seu negócio seja local, principalmente devido aos recursos de localização.
Qual a relação do Google My Business com o SEO local?
O Google My Business melhora o seu SEO local (posicionamento da empresa nas pesquisas locais) porque o cliente pode ver a localização exata e ter à sua disposição o horário e contacto telefónico, de forma rápida.
Graças à localização dos telemóveis, o Google consegue saber onde as pessoas se encontram quando realizam as pesquisas para mostrar as empresas mais próximas.
Um dos fatores que o Google tem em conta para posicionar o seu negócio acima de outros, são as opiniões/críticas dos utilizadores, sendo que as avaliações podem ser dadas em forma de estrelas: uma estrela será um valor muito mau, enquanto que cinco estrelas será muito bom.
Vantagens do Google My Business
A grande vantagem do Google My Business é a possibilidade de aparecer facilmente nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.
Como vimos acima, o Google My Business permite aos utilizadores expor a sua opinião sobre um negócio. Dessa forma, consegue saber aquilo que acham da sua empresa e, no caso de serem opiniões positivas, as mesmas podem influenciar potenciais clientes a experimentarem os seus produtos ou serviços.
Esta é uma ferramenta que fornece também estatísticas importantes.
Enumerando as vantagens:
- Posicionar o negócio no topo dos resultados de pesquisa do Google;
- Aumentar a visibilidade, pois surge com maior destaque;
- Realçar informações importantes sobre o negócio;
- Alcançar mais tráfego para o website;
- Direcionar mais pessoas para a loja física;
- Manter os clientes e potenciais clientes informados do horário de funcionamento;
- Receber avaliações;
- Visualizar estatísticas importantes.
Se ainda tem dúvidas sobre como criar o seu perfil de empresa no Google, fale connosco.