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    O que é uma consultoria de marketing digital + 4 vantagens

    consultoria de marketing digital

    A consultoria de marketing digital tem como objetivo aconselhar as melhores ações rumo a determinados objetivos. Por norma, é realizada por uma agência especialista em marketing digital, que faz um diagnóstico completo da presença online da sua empresa, analisando os pontos positivos e negativos e identificando algumas oportunidades.

    O objetivo da consultoria de marketing digital é dar uma visão clara sobre como é possível alcançar um melhor desempenho nas estratégias, com base no histórico que a agência tem vindo a observar em vários clientes.

    Por outras palavras, com uma consultoria, terá o apoio de profissionais mais experientes para fazer com que todo o planeamento de marketing digital avance com menos incertezas e com uma maior probabilidade de sucesso.

    Como funciona a consultoria de marketing digital?

    Geralmente, a consultoria de marketing digital tem as seguintes etapas:

    1. Objetivos e avaliação inicial: começa com uma conversa com a empresa para que transmita à agência quais os seus objetivos, por exemplo, aumentar o tráfego do site, gerar leads ou melhorar as taxas de conversão. Depois inicia-se uma análise detalhada da presença digital atual da empresa, incluindo o seu site, redes sociais, estratégia de conteúdo, entre outros. Em alguns casos, é solicitado ao cliente o acesso a algumas contas para uma análise mais rigorosa como por exemplo, Google Analytics, Search Console ou ao backoffice do website;
    2. Estratégia personalizada: com os objetivos em mente, o consultor vai criar uma estratégia sob medida, incluindo planos de conteúdo, campanhas de publicidade, SEO, reforço de marca, etc.;

    Depois, a empresa pode optar por aplicar a estratégia definida com os seus recursos de marketing internos ou pedir à agência para tratar da implementação e respetivo acompanhamento.

    1. Implementação: a estratégia definida é, então, colocada em prática, com a criação de conteúdo, otimização do site, gestão de campanhas, etc.
    2. Acompanhamento e análise: o progresso é cuidadosamente acompanhado, com análises periódicas dos resultados para adaptar e aprimorar a estratégia conforme necessário (pois alcançar resultados no marketing digital implica constantes experiências e melhorias).

    Os serviços incluídos variam bastante, dependendo das necessidades da empresa, mas geralmente abrangem marketing de conteúdo, SEO, redes sociais e publicidade online.

    Mais quais são as vantagens do marketing digital?

    De acordo com o Relatório Digital 2023 – Portugal da Datareportal, em Portugal existem atualmente 8,73 milhões de utilizadores da internet, em que 8,05 milhões são utilizadores das redes sociais, ou seja, 78,5% da população. Portanto, o consumidor moderno está no mundo online.

    1. Relação custo-benefício

    O marketing digital permite que empresas de todas as dimensões anunciem para o seu segmento de clientes a preços acessíveis em relação aos canais de publicidade e divulgação tradicionais.


    A publicidade tradicional enfrenta um desafio de exclusividade, onde apenas grandes empresas têm os recursos financeiros para cobrir os altos custos de produção e veiculação de anúncios. No entanto, com a chegada da internet e do marketing digital, empresas de menor dimensão passaram a anunciar com orçamentos mais acessíveis e a alcançar o seu público-alvo de forma eficaz.

    2. Mensurabilidade

    De forma diferente da publicidade convencional, as ferramentas online possibilitam a monitorização e ajuste de campanhas com base em dados. Através das plataformas de marketing digital, pode analisar como os utilizadores interagem com o seu site, incluindo detalhes como produtos deixados no carrinho de compras. Com a integração de diversas plataformas, é possível visualizar a correlação entre os investimentos feitos em campanhas de marketing digital e os resultados concretos em vendas, oferecendo uma visão clara do retorno sobre o investimento.

    3. Segmentação

    A internet é uma enorme compilação de dados, deixamos informações sobre nós nos nossos e-mails e redes sociais, nas nossas pesquisas e até mesmo ao aceder a sites. É com esses dados que as plataformas como Google Ads ou Meta Ads conseguem oferecer a possibilidade de segmentar os seus anúncios.

    E quais as vantagens da consultoria de marketing digital?

    1. Diagnóstico e visão geral do negócio

    Certas informações cruciais podem escapar aos olhos menos treinados quando se trata de entender o desempenho digital de um negócio. Uma consultoria especializada em marketing digital tem a expertise e o foco necessários para identificar rapidamente alguns dados-chave. Por exemplo:

    • Identificar as palavras-chave que direcionam o tráfego para o seu site.
    • Avaliar o tempo de interação dos utilizadores com o seu conteúdo.
    • Verificar se os formulários de contacto estão a funcionar corretamente e se os dados estão a ser armazenados no seu website.

    Quando não tem tempo para analisar esses aspetos ou não consegue aceder a essas respostas, é prudente confiar na análise de profissionais. Embora a internet forneça uma quantidade imensa de dados, sem o conhecimento necessário, esse excesso pode tornar-se mais prejudicial do que útil.

    Interpretar corretamente esses dados e aplicar melhorias de forma eficaz requer expertise e estratégia. É aqui que uma consultoria de marketing digital pode fazer uma diferença significativa.

    2. Especialistas a olhar para a sua empresa

    Se é o proprietário ou líder de uma empresa, provavelmente está sobrecarregado com várias responsabilidades e tarefas. Muitas vezes, as pessoas encarregadas dessas tarefas precisam de lidar com uma variedade de atividades, mas podem não ter o tempo ou expertise necessários para alcançar os resultados desejados.

    Por outro lado, uma das vantagens de contratar uma consultoria de Marketing Digital é poder contar com especialistas para realizar o que você e a sua equipe talvez não dominem completamente.

    Esses profissionais são altamente qualificados, têm experiência com diversas empresas e estão constantemente atualizados com as melhores práticas do mercado. Como o marketing digital é o foco principal deles, estão sempre em aprendizagem e a desenvolver as estratégias mais eficazes possível!

    3. Opinião externa

    Identificar um erro dentro da própria empresa pode ser desafiador, especialmente quando se convive com ele diariamente, é uma situação comum em qualquer organização!

    Nesses casos, uma solução eficaz muitas vezes envolve procurar uma perspetiva externa, que ofereça imparcialidade e uma visão mais abrangente.

    Os consultores, por não estarem diretamente ligados à empresa e aos seus colaboradores, conseguem manter uma distância emocional.

    Alguns sentimentos pessoais dos colaboradores, frequentemente, afetam o processo de tomada de decisões e, consequentemente, podem prejudicar os resultados finais.

    4. Ampliação da sua equipa

    Contratar uma consultoria de marketing digital oferece uma vantagem significativa ao agregar expertise especializada, o que eleva a qualidade e a inovação das iniciativas da sua equipa interna.

    É comum que equipas de marketing digital em empresas enfrentem desafios devido à falta de recursos, o que pode dificultar a execução de todas as atividades necessárias para melhorar continuamente os resultados.

    No entanto, ao trabalhar em conjunto com uma agência digital, é possível acelerar o progresso e aumentar as taxas de conversão das campanhas online. A consultoria traz conhecimentos específicos e experiência acumulada, o que permite identificar oportunidades de melhoria e implementar estratégias mais eficazes.

    Enquanto a sua equipa interna mantém a liberdade para executar e monitorizar as campanhas, ela também beneficia ao ter mais tempo para focar noutras estratégias e iniciativas de marketing. Isso ocorre porque não é mais necessário concentrar tantos esforços em várias áreas simultaneamente, já que a agência digital pode assumir parte da carga de trabalho e traz eficiência ao processo.

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