O mercado educacional está em constante movimento e expansão. Com todas as mudanças no mercado de trabalho, a procura por ensino de qualidade, qualificação profissional, especialização e novos conhecimentos tornou-se primordial.
O ciclo repete-se: no fim de cada ano letivo é hora de pensar e apresentar novas campanhas de captação de alunos, tal como antecipar o processo de matrículas dos alunos atuais.
Os alunos são os seus clientes e não podem ser dados como adquiridos. Os pais são cada vez mais exigentes na hora de escolher a escola, um factor influenciado pelo crescente nível de educação superior das novas gerações. A sua decisão é tomada com base em muita pesquisa e avaliação.
Factores como o valor da mensalidade e a proximidade de casa não são mais os únicos tidos em consideração. Os pais são impactados pelos meios de comunicação social, notícias, indicações e, obviamente, pela internet.
O investimento em Marketing Digital na Educação é, por isso, essencial. Afinal, a importância de uma boa presença online não passa apenas pelas empresas ou lojas, mas também por estas instituições que necessitam de angariar novos alunos e alcançar notoriedade.
Razões para investir em Marketing Digital
- Traz mais visibilidade à Instituição de Ensino;
- Fortalece o relacionamento com os alunos e decisores (os pais);
- Melhora a reputação da instituição;
- Aumenta o número de matrículas;
- Fideliza os alunos;
- Notoriedade.
Como captar e reter alunos?
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Ter uma presença digital
Possuir uma página nas redes sociais e um website que permita que os pais conheçam mais sobre a instituição é um primeiro passo. Afinal, deve estar ao lado do decisor para o auxiliar na sua tomada de decisão, não só promovendo campanhas publicitária atrativas mas gerando valor.
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Impactar os pais na sua jornada de compra
É essencial marcar presença nesta jornada de compra para auxiliar cada pai nas diferentes etapas, tanto para atrair a sua atenção como para se relacionar, promovendo a sua instituição de ensino e gerando valor.
Aprendizagem e descoberta:
- Apostar em Inbound Marketing, disponibilizando um blog com conteúdos úteis para os pais como as metodologias de ensino, atividades complementares na educação, desenvolvimento das crianças/adolescentes, etc.;
- Utilização de técnicas de SEO para obter um bom posicionamento no Google.
Reconhecimento do problema:
- No momento em que os pais percebem que determinado factor é importante na educação do filho passam a procurar informações sobre o assunto e instituições que satisfaçam as suas necessidades. Nesta etapa é importante estar presente nos canais certos, com uma comunicação cuidada e conhecimento do mercado-alvo que se pretende atingir.
Consideração da solução:
- Aqui os pais estão cientes do que procuram numa escola e quais são os fatores-chave para a sua tomada de decisão;
- Vão escolher apenas uma de todas as opções resultantes da sua pesquisa.
Decisão de compra:
- Quando efetuam a matrícula;
- Mesmo depois de se ter matriculado, o cliente deve continuar a receber materiais do seu interesse, mantendo o seu relacionamento com a instituição e nutrindo o cliente com informações relevantes para futuros cursos.
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Investimento em publicidade no digital
O principal objetivo das campanhas de captação de alunos é chamar a atenção dos pais para, por exemplo, uma visita presencial.
Nesse sentido, as campanhas no digital vão atrair o seu público-alvo. É possível educar e cativar até mesmo aqueles pais que ainda não estão preparados e/ou decididos em visitar a instituição.
Até ao momento da matrícula, é preciso fazer com que o maior número de pessoas dentro do público-alvo chegue até ao seu site.
Para isso as escolas investem em publicidade paga como o Google AdWords, Facebook Ads para anunciar e promover a sua instituição.
Além disso, é importante investir na criação de landing pages onde os potenciais clientes possam deixar os seus contactos em troca de obterem mais informações.
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Tratamento das Leads
Não adianta investir numa boa presença online e publicidade paga se não converter os visitantes em leads e os leads em clientes.
Nesta etapa é essencial um acompanhamento do potencial cliente cuidado com foco no esclarecimento das dúvidas, entendimento das suas necessidades, agendamento de reuniões…
O email marketing é um dos canais a utilizar para proceder à nutrição destas leads.
https://www.primesoft.com.br/blog/marketing-digital-na-educacao-por-que-e-como-utilizar/