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    Marketing Digital na Educação: Uma mais valia para as Instituições de Ensino

    O mercado educacional está em constante movimento e expansão. Com todas as mudanças no mercado de trabalho, a procura por ensino de qualidade, qualificação profissional, especialização e novos conhecimentos tornou-se primordial.

    O ciclo repete-se: no fim de cada ano letivo é hora de pensar e apresentar novas campanhas de captação de alunos, tal como antecipar o processo de matrículas dos alunos atuais.

    Os alunos são os seus clientes e não podem ser dados como adquiridos. Os pais são cada vez mais exigentes na hora de escolher a escola, um factor influenciado pelo crescente nível de educação superior das novas gerações. A sua decisão é tomada com base em muita pesquisa e avaliação.

    Factores como o valor da mensalidade e a proximidade de casa não são mais os únicos tidos em consideração. Os pais são impactados pelos meios de comunicação social, notícias, indicações e, obviamente, pela internet.

    O investimento em Marketing Digital na Educação é, por isso, essencial. Afinal, a importância de uma boa presença online não passa apenas pelas empresas ou lojas, mas também por estas instituições que necessitam de angariar novos alunos e alcançar notoriedade.

    Razões para investir em Marketing Digital

    • Traz mais visibilidade à Instituição de Ensino;
    • Fortalece o relacionamento com os alunos e decisores (os pais);
    • Melhora a reputação da instituição;
    • Aumenta o número de matrículas;
    • Fideliza os alunos;
    • Notoriedade.

    Como captar e reter alunos?

    1. Ter uma presença digital

    Possuir uma página nas redes sociais e um website que permita que os pais conheçam mais sobre a instituição é um primeiro passo. Afinal, deve estar ao lado do decisor para o auxiliar na sua tomada de decisão, não só promovendo campanhas publicitária atrativas mas gerando valor.

    1. Impactar os pais na sua jornada de compra

    É essencial marcar presença nesta jornada de compra para auxiliar cada pai nas diferentes etapas, tanto para atrair a sua atenção como para se relacionar, promovendo a sua instituição de ensino e gerando valor.

    Aprendizagem e descoberta:
    • Apostar em Inbound Marketing, disponibilizando um blog com conteúdos úteis para os pais como as metodologias de ensino, atividades complementares na educação, desenvolvimento das crianças/adolescentes, etc.;
    • Utilização de técnicas de SEO para obter um bom posicionamento no Google.
    Reconhecimento do problema:
    • No momento em que os pais percebem que determinado factor é importante na educação do filho passam a procurar informações sobre o assunto e instituições que satisfaçam as suas necessidades. Nesta etapa é importante estar presente nos canais certos, com uma comunicação cuidada e conhecimento do mercado-alvo que se pretende atingir.
    Consideração da solução:
    • Aqui os pais estão cientes do que procuram numa escola e quais são os fatores-chave para a sua tomada de decisão;
    • Vão escolher apenas uma de todas as opções resultantes da sua pesquisa.
    Decisão de compra:
    • Quando efetuam a matrícula;
    • Mesmo depois de se ter matriculado, o cliente deve continuar a receber materiais do seu interesse, mantendo o seu relacionamento com a instituição e nutrindo o cliente com informações relevantes para futuros cursos.
    1. Investimento em publicidade no digital

    O principal objetivo das campanhas de captação de alunos é chamar a atenção dos pais para, por exemplo, uma visita presencial.

    Nesse sentido, as campanhas no digital vão atrair o seu público-alvo. É possível educar e cativar até mesmo aqueles pais que ainda não estão preparados e/ou decididos em visitar a instituição.

    Até ao momento da matrícula, é preciso fazer com que o maior número de pessoas dentro do público-alvo chegue até ao seu site.

    Para isso as escolas investem em publicidade paga como o Google AdWords, Facebook Ads para anunciar e promover a sua instituição.

    Além disso, é importante investir na criação de landing pages onde os potenciais clientes possam deixar os seus contactos em troca de obterem mais informações.

    1. Tratamento das Leads

    Não adianta investir numa boa presença online e publicidade paga se não converter os visitantes em leads e os leads em clientes.

    Nesta etapa é essencial um acompanhamento do potencial cliente cuidado com foco no esclarecimento das dúvidas, entendimento das suas necessidades, agendamento de reuniões…

    O email marketing é um dos canais a utilizar para proceder à nutrição destas leads.

    https://www.primesoft.com.br/blog/marketing-digital-na-educacao-por-que-e-como-utilizar/

    https://resultadosdigitais.com.br/blog/formas-de-transformar-sua-instituicao-com-a-ajuda-da-tecnologia/https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-conseguir-mais-alunos


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