Tanto o SEO quanto o Google Ads são considerados fundamentais quando se trata de visibilidade online, mas qual será o melhor?
Consegue comparar pêras com bananas? Então também não deve fazer uma comparação entre SEO e Google Ads, pois são diferentes, embora ambos ajudem a colocar a sua marca nas SERPs.
O SEO significa trabalhar alguns aspetos do website, de forma não paga, para que o seu website seja melhor posicionado nas classificações orgânicas, tendo em conta as palavras-chave e termos de pesquisa usados pelos utilizadores.
Já em Google Ads, falámos de anúncios que permitem segmentar um público-alvo e especificar as palavras-chave para as quais quer aparecer. Esses anúncios aparecem devidamente identificados como anúncios, a negrito, e estará a impactar tráfego de intenção, ou seja, utilizadores que pesquisaram ativamente por termos pelos quais está a licitar com os seus anúncios.
Ambos os canais podem ajudar a melhorar a sua visibilidade geral na Pesquisa, mas não podemos dizer que um é melhor do que o outro, pois depende do seu objetivo. Aliás, na possibilidade de poder investir em ambos, é o ideal. Mais tarde, quando já tiver alcançado bons resultados não pagos, em termos de SEO, poderá baixar o investimento em Google Ads.
Até mesmo os melhores produtos e serviços, precisam de ajuda para serem encontrados exatamente pelo tipo de pessoa que deseja comprá-los, e é aí que entram os canais testados e comprovados, como SEO e Google Ads.
Apesar de serem canais diferentes, eles complementam-se. As tarefas de SEO giram em torno de melhorar a experiência de utilizador do seu website e criar conteúdo que atenda às necessidades dos seus potenciais clientes. O desempenho do seu website também influencia muito os seus resultados em SEO. Isso não envolve apenas texto, vídeos e infográficos, mas também a otimização do layout do website para garantir que seja amigável e fácil de navegar. Ao realizar estas melhorias, o Google atribui uma boa classificação ao seu website e aparece nos primeiros resultados de pesquisa não paga.
Os anúncios de pesquisa no Google, por outro lado, são uma forma de publicidade online. Irá pagar por cada vez que uma pessoa clicar num anúncio seu. Isto significa que o Google Ads pode ajudá-lo a obter a visibilidade desejada para palavras-chave importantes, mesmo antes de conseguir obter a devida reputação do website, em termos de SEO, para aparecer de forma não paga. Ou seja, os resultados de SEO são de longo prazo, enquanto que com o Google Ads pode ter resultados a médio prazo. Assim, os anúncios de pesquisa do Google Ads são mais indicado para publicitar eventos que irão acontecer em breve, anunciar produtos específicos dentro de uma estratégia e fornecer um fluxo rápido de tráfego ou envios dos seus formulários de contacto.
Resumindo:
- Os anúncios do Google são publicidade paga, enquanto o SEO é um trabalho contínuo, de manutenção e melhoria para alcançar resultados não pagos.
- As estratégias de SEO podem levar meses para gerar resultados reais, enquanto o Google Ads pode gerar mais tráfego logo no primeiro mês.
- O Google Ads pode ser ativado e desativado a qualquer momento, mediante as necessidades, enquanto o SEO é um trabalho a longo prazo efetuado no próprio website, ou seja, não é uma ferramenta.
O que é SEO (otimização para motores de pesquisa)?
O termo SEO é uma abreviação de “search engine optimization” e refere-se a um conjunto de técnicas, estratégias e práticas recomendadas para ajudar um website a classificar-se o melhor possível em SERPs relevantes (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).
De acordo com Andrey Lipattsev, Estrategista Sénior em Qualidade de Pesquisas no Google, conteúdo de alta qualidade e construção de links são os dois sinais mais importantes usados pelo Google para classificar o seu website na Pesquisa.
O SEO ajuda o seu website a classificar-se melhor através de técnicas como:
- pesquisa de palavras-chave
- marketing de conteúdo
- construção de backlinks
Existem 3 boas práticas principais:
- Incluir palavras-chave e frases-chave relevantes em vários locais de um website, não só no conteúdo escrito e visível para o utilizador, como também em metadados, URLs e tags de imagem. Preencher Meta Títulos e Meta Descrições únicos em todas as páginas.
- Usar linguagem simples e acessível e uma estrutura organizada para tornar o conteúdo fácil de ler e compreender.
- Criar conteúdo útil que atenda às necessidades e preocupações dos utilizadores.
O que é o Google Ads?
Os anúncios pagos do Google aparecem junto aos resultados de Pesquisa padrão, ou na parte superior ou na parte inferior da página.
E, também como outros resultados de pesquisa, a probabilidade de um anúncio ser exibido para um utilizador depende de vários fatores, incluindo o investimento que está a fazer, qualidade do anúncio e a qualidade da experiência do utilizador na página de destino do anúncio.
As principais vantagens dos anúncios do Google são:
- A capacidade de personalizar campanhas específicas de acordo com o orçamento.
- Distribuição dos anúncios em plataformas adicionais pertencentes ao Google, como YouTube.
- Dados/Resultados que ajudam os anunciantes a otimizar as suas campanhas e melhorar os esforços futuros.
Os anúncios do Google ajudam no SEO?
Digamos que a análise dos resultados SEO e vice-versa pode ajudar bastante a definir uma estratégia mais concreta para aplicar em cada canal. Por exemplo, pode criar anúncios para aumentar a visibilidade de palavras-chave importantes para as quais não tem ainda classificação orgânica para chegar à página 1.
Precisa de ajuda com o SEO do ser website, ou quer um especialista a gerir as suas campanhas no Google? Conheça os serviços da Lendarius e fale connosco.