Saiba alguns fatores que deve considerar para criar um logótipo, de forma eficaz, para a sua marca.
Um logótipo carrega a identidade do seu negócio, possibilitando que as pessoas o identifiquem através dele. Ele causa uma 1ª impressão e projeta uma imagem profissional, de confiança e durabilidade ao seu negócio.
É uma peça fundamental do Branding e Identidade Visual de uma marca, por isso, conheça alguns aspetos que deve ter em conta:
- A sua marca / negócio
- Simplicidade e clareza
- Fonte e tipografia
- Cores
- Possibilidade de escala e responsivo
- Profissional da área
1. Pense na sua marca / negócio
Saiba qual é o propósito da sua marca, a sua missão, visão, valores e tom de voz. Mesmo que a sua marca ainda não exista fisicamente, crie um conceito em torno dela. Os logótipos têm a capacidade carregar mensagens, e por isso é importante que faça este exercício.
Não é por comercializar bicicletas que o seu logótipo tem de incluir uma bicicleta, não é isso que queremos dizer, mas pode passar uma mensagem subliminar que vá ao encontro do conceito daquilo que faz e preconiza.
2. Dê primazia à simplicidade e clareza
Deve optar por algo que seja fácil de interpretar e que não transmita confusão. Deve ter uma tipografia legível, para que rapidamente as pessoas entendam o que quer transmitir.
3. Pense na fonte e na tipografia
Não se deixe ficar por uma fonte Arial nem por uma tipografia que não passe a mensagem adequada da sua marca, explore e teste estes 2 aspetos para que o resultado final vá ao encontro do conceito da sua marca.
Ao criar um logótipo para a sua empresa lembre-se que a tipografia tem uma associação às emoções e elevadas capacidades de comunicar, contudo a tipografia deve ser legível, para que consiga ser interpretada em massas.
Vamos a um exemplo prático da importância da tipografia para a Ternura Care, empresa de cuidados ao domicílio para quem desenvolvemos o logótipo:

A tipografia é sóbria, elegante e leve. Comunica profissionalismo e rigor. Ao ser facilmente legível comunica de forma rápida a essência da marca. Pode conhecer todo o projeto de design no nosso wesbite.
4. Escolha as cores
As cores estão carregadas de significados, sendo que deve estudar sobre a sua psicologia para fazer escolhas informadas para a sua marca.
Não use cores que nada têm a ver com a identidade da sua marca ou com a paleta de cores que utiliza, e também deve saber que há determinadas cores que estão historicamente relacionadas com determinados setores de atividade.
5. Ao criar um logótipo este deve ser possível de escalar e responsivo
Pense na marca de forma holística! O seu logótipo não vai ser apenas usado em brochuras, ou nos cartões da sua empresa! Ele deve enquadrar-se em vários canais de marketing e comunicação, como o seu website, campanhas promocionais, banners, publicações nas redes sociais, outdoors, rótulos, etc…
Ele deve ser responsivo, e funcionar em diferentes tamanhos, com diferentes backgrounds. Por exemplo, deve conseguir colocar o seu logo tanto num outdoor como no trasnformá-lo num favIcon para o seu website.
6. Faça-o com um designer profissional
Os logótipos transmitem e comunicam a imagem da sua marca, e é expectável que perdurem no tempo transmitindo confiança na marca e notoriedade. Estes devem ter um aspeto profissional.
Não cometa o erro de desenhar o seu logótipo no Paint ou no Word, faça-o com um designer gráfico profissinal, ele é a pessoa mais adequada para abordar todos os pontos acima referidos e entregar-lhe valor, construindo consigo uma peça fundamental do Branding da sua marca.
Tenha em atenção que está a investir num ativo para a sua marca que vai perdurar no tempo e comunicar por si.

Trabalhe a identidade da sua marca de forma profissional! Nós podemos ajudá-lo na criação ou rebranding do seu logótipo, fale connosco!